Na Escola de Medicina Souza Marques, os discentes do primeiro ano são inseridos em atividades extensionistas em unidades públicas de saúde por meio da disciplina de Medicina Social. Esta prática oferece uma oportunidade ímpar de observação dos pacientes, enfatizando o olhar para a pessoa e não somente para a patologia. De forma geral, no início do curso, os discentes sentem-se mobilizados pelas questões trazidas pelos pacientes mas dificilmente reconhecem o enorme valor da sua escuta, seu toque, sua palavra de conforto. Não percebem estas ações como essenciais para a prática médica. Torna-se necessário, portanto, implantar estratégias que promovam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e, como aponta Mia Couto, deixem “entrar a luz da poesia na casa do pensamento”.
O projeto Receituário Poético visa desenvolver a sensibilidade e a capacidade empática dos estudantes, um dos grandes desafios da graduação em Medicina. Essa iniciativa também favorece a troca afetiva entre estudantes, pacientes, professores e profissionais de saúde. Realizado em parceria com a Liga de Humanidades, o projeto teve início em 2021, com um curso online, em função da pandemia. As aulas utilizaram técnicas participativas diversas como dinâmicas de grupo, Medicina Narrativa, usando recursos como poemas, imagens, músicas, vídeos etc. Participaram das conversas, como convidados, profissionais de saúde, ex-pacientes e um jovem MC, que propiciou uma reflexão sobre os interesses e desafios dos moradores das favelas. Posteriormente os estudantes interessados passaram a ser capacitados em atividades presenciais com diversas dinâmicas, como as técnicas do Teatro do Oprimido.
Foi criado um acervo de “receitas” com poemas, músicas, posts, vídeos etc. , organizado por categorias de emoções, para ser usado nas consultas e salas de espera. O estudante é incentivado a selecionar a receita poética a partir do sentimento que ele identifica no paciente. Ao entregar a receita, estudante e paciente trocam ideias, reflexões e muito afeto. As atividades vêm sendo realizadas, principalmente, nas salas de espera. A partir da interação com o público e da identificação das suas demandas e necessidades, são elaboradas novas receitas. Esse receituário está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, AVA, da faculdade.
As práticas na unidade de saúde foram essenciais para a elaboração de novas receitas, dinâmicas e atividades a partir da compreensão das demandas dos usuários. Uma vez entregues aos pacientes, as receitas provocaram curiosidade, identificação e emoção, trazendo à tona histórias de perdas, preocupação, alegrias, esperança, entre outras. Os estudantes receberam elogios, agradecimentos e carinho. Na avaliação relataram ter se conscientizado da necessidade de estarem mais atentos às necessidades dos pacientes.
O Receituário Poético” tem trazido muita reflexão e aprendizado para todos os envolvidos. As angústias dos estudantes que vêm à tona nas capacitações têm apontado a necessidade de haver mais espaços de troca na faculdade. Por favorecer a expressão de sentimentos, tanto de alunos quanto do público, o projeto demanda um cuidado especial na seleção dos materiais, na supervisão dos estudantes e na criação de estratégias que favoreçam o diálogo com a clientela.