Introdução: A cultura e a arte desempenham um papel fundamental na produção dos cotidianos da saúde, pois influenciam não apenas a forma como entendemos e lidamos com questões de saúde, mas também como nos relacionamos com nosso próprio bem-estar e com o da coletividade. Ao explorar as potencialidades e desafios da inserção da arte no campo da saúde, o CINEGENVULC surgiu como uma atividade estratégica de utilização do cinema, com exposição de curta-metragens, para contribuir na transformação significativa dos diálogos sobre saúde. Um curtametragem, como sugere seu nome, é uma expressão cinematográfica caracterizada por ter duração breve em comparação aos filmes de longa-metragem. Comumente variando de alguns minutos a cerca de trinta minutos, embora sem uma regra restrita quanto ao seu tempo exato, essas produções oferecem uma maneira lúdica de experimentar estilos visuais e contar histórias de maneira impactante. A duração limitada obriga tais obras a transmitir sua mensagem de forma concisa e relevante, o que permite que a audiência absorva rapidamente o conteúdo, tornando-os estratégias importantes para a sensibilização de temáticas pouco exploradas, tanto pela sociedade em geral, quanto no ambiente acadêmico. Objetivo: Relatar experiências vivenciadas por membros de um grupo de ensino, pesquisa e extensão ao organizar atividades com exposição de curta-metragens para a comunidade estudantil. Desenvolvimento: As temáticas escolhidas e abordadas com a comunidade acadêmica, por meio de curta-metragens, são sugeridas por integrantes do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Vulnerabilidade e Cuidado em Saúde (GENVULC). Essas, usualmente surgem de debates e reflexões realizadas em reuniões do grupo, onde participam docentes, acadêmicos de graduação, pósgraduação e técnicos administrativos educacionais (TAE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e profissionais do campo da saúde. Os participantes observam, a partir da problematização de artigos selecionados, a relevância de sensibilizar a comunidade sobre os diversos temas abordados, produzindo conhecimento e pensamento crítico das temáticas. Muitos dos membros do GENVULC integram outros grupos de ensino, pesquisa e/ou extensão, o que fortalece ainda mais as discussões. Após sugestão de explorar dada temática por meio da arte, as sessões contendo os curta-metragens são organizadas, com data local e horário de exibição, pelos membros do grupo e divulgadas na UFSM/Campus Palmeira das Missões (UFSM/PM) e via redes sociais. Após exibição da obra, os integrantes do GENVULC tornam a dialogar com os participantes da sessão em um momento reflexivo onde são construídos pensamentos críticos, falas potentes e compartilhadas experiências enriquecedoras para a formação profissional e pessoal dos participantes e as possibilidades de melhoria do processo ativo da inserção do cinema como potencialidade no campo da saúde. Resultado: Ao identificar a necessidade de debater e instigar a opinião da comunidade sobre temáticas relevantes e invisibilizadas na universidade, as duas últimas edições do CINEGENVULC exibiram os curta-metragens “Absorvendo o tabu” e “O segredo dos lírios”. O primeiro aborda o estigma da menstruação e a pobreza menstrual, por meio da denúncia da realidade de uma área rural na Índia. A segunda obra expõe o depoimento de mães que relatam como foi a experiência de descobrir que suas filhas possuem relações homoafetivas e os desafios enfrentados nesse processo. Ambas as sessões contaram com a presença de 15 participantes por sessão, entre alunos de diferentes cursos de graduação, técnicos administrativos e servidores da UFSM/PM. Assim, ao discutir intersecções do cinema como potencialidade no campo da saúde, com o intuito de estimular a reflexão do tema ao final do curta-metragem, os integrantes do GENVULC fazem parte do processo ativo de incentivo pela inclusão da cultura e arte na prática profissional. O cinema oferece uma maneira poderosa de reconhecer e explorar as complexidades da existência humana, incluindo questões relacionadas à saúde e ao bem-estar. Por meio de narrativas cinematográficas, o CINEGENVULC permitiu a conexão de pessoas com experiências diversas, proporcionando o desenvolvimento da empatia e compreensão dos assuntos, e até mesmo o (re)pensar de atitudes e comportamentos em relação à saúde coletiva. Ademais, ao contar histórias que destacam a importância da humanização, da empatia e do cuidado, os curtas-metragens expostos também atingem dimensões éticas ao desafiar as posturas tecnicistas e hierárquicas na saúde e sociedade. Com isso, busca-se refletir sobre as temáticas de gênero, vulnerabilidade, cuidado e inspirar mudanças de paradigma na forma como concebemos e praticamos a saúde e andamos a vida em sociedade. Ainda, a arte proporciona formas de expressão e comunicação que podem ser terapêuticas, permitindo que as pessoas processem suas experiências e emoções, muitas vezes difíceis de articular apenas com palavras, ela pode inspirar, educar, provocar reflexão e instigar o respeito. Portanto, o espaço de debate proposto pelo CINEGENVULC possibilita qualificar as pessoas, permitindo que se tornem agentes ativos em seu próprio processo de cura e bem-estar, em vez de meros receptores de cuidados. Não obstante, os filmes escolhidos buscam valorizar a diversidade de experiências e perspectivas, oferecendo uma plataforma para representar e validar uma variedade de identidades e vivências, o que pode contribuir para uma abordagem mais inclusiva e culturalmente sensível da saúde. Além disso, o cinema tem uma dimensão política e cultural extremamente significativa. Ao problematizar a técnica como o único meio de produzir vidas e mundos, o cinema nos convida, muitas vezes, a questionar as estruturas de poder e as hierarquias que muitas vezes permeiam o campo da saúde. Ele nos desafia a reconhecer e valorizar a diversidade de experiências e perspectivas, e a defender o direito à diferença como um princípio fundamental na busca pela saúde e bem-estar para todos. Por fim, a estratégia encoraja a criatividade e a inovação, o que pode levar a novas abordagens e soluções para desafios de saúde, tanto a nível individual quanto comunitário, no âmbito acadêmico ou até mesmo fora dele, contribuindo para crescimento e empoderamento de ideias pessoal e profissional. Considerações finais: A relação entre cultura, arte e saúde é uma maneira interativa para se abordar questões relacionadas ao bem-estar e cuidado. O CINEGENVULC é um exemplo disso, uma vez que oferece espaços de reflexão e conexão por meio da linguagem cinematográfica. É correto dizer que os curta-metragens exibidos promovem impacto na compreensão coletiva da saúde. Além disso, têm como grande importância proporcionar ao público uma visão de forma ampliada sobre as temáticas propostas e um espaço para questionar e debater em coletividade as reflexões que são abordadas, trazendo a compreensão de fatores sociais com situações cotidianas. Com uma abordagem crítica, o cinema influencia diretamente na forma de pensar, de relacionar aspecto de saúde com cultura e como forma de disseminar educação e conhecimento à população presente. Sendo assim, estas três esferas interligadas cultura, arte e saúde promovem afetAções que instigam a (re)criação de crenças, valores e comportamentos, influenciando diretamente nossa saúde física e mental, tornando a comunidade que se beneficia desses espaços e momentos ofertados pelo GENVULC na universidade seres pensantes, com capacidade de crítica e comprometidos socialmente com um (com)viver humano, inclusivo e diverso.