Apresentação
A cárie dentária é o maior problema de saúde bucal e o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) foi desenvolvido para atender à necessidade de tratamento dentário restaurador em comunidades sem recursos elétricos, consistindo em um procedimento minimamente invasivo, caracterizado pela praticidade, baixo custo e pelo conforto que oferece ao paciente, pois não requer uso de anestesia e equipamento cortante rotatório elétrico.
O objetivo desta intervenção foi compreender a importância do ART em uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), as características do público-alvo e analisar a utilização dessa técnica em uma Unidade de Saúde da Família (USF) capixaba.
Desenvolvimento
A ART é uma técnica restauradora, que alia cuidado preventivo e curativo em um único procedimento. Assim, uma intervenção e observação em uma USF permitiu a compreensão das vantagens do ART, tais como intervenção sem dor, mais tratamentos de cárie em menor tempo e baixo custo. As desvantagens podem estar na dificuldade de remoção total da cárie, além do risco de fadiga, cansaço e manifestações osteomusculares pelo esforço repetitivo do dentista durante o uso de instrumentos odontológicos cortantes manuais.
A experiência ocorreu em uma USF de um município de médio porte do Espírito Santo, desenvolvida por cirurgiões-dentistas que participam do provimento municipal do Programa Qualifica-APS do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPI) com a finalidade de compreender os benefícios da oferta de procedimento do ART para crianças, entender sua indicação e refletir criticamente sobre a eficácia dessa prática em saúde bucal coletiva.
A USF onde se desenvolveu a experiência conta com uma cirurgiã-dentista do provimento ICEPI capacitada e habilitada na técnica ART e, segundo o diagnóstico situacional territorial, tem difícil acessibilidade com vias íngremes, escadarias, população média de 5.000 pessoas, alta incidência de cárie, onde foram observados atendimentos em crianças de 4 até 9 anos com o ART.
Resultados
Observou-se que o ART traz proposta transitória de tratamento da cárie dentária, pode trazer diminuição dos procedimentos invasivos, redução de perdas dentárias precoces, podendo ser empregado em vários dentes na mesma consulta, controlando o avanço da cárie e incrementou a melhora das orientações sobre higiene bucal e escovações supervisionadas.
O ART implementou diversas mudanças na USF, tais como incremento de 76% número de crianças beneficiadas e dentes tratados, maior aceitação do tratamento, menor rejeição ao dentista, e, consequentemente, menor tensão, antes, durante e após os procedimentos.
O acesso e vínculo das crianças foram ampliados em 82% e 88% das consultas de retorno para conclusão dos tratamentos na USF. Esse modelo de atenção odontopediátrica pôde trazer ao coletivo familiar e comunidade uma percepção afetiva da clínica odontológica, acolhimento e redução do medo, stress, interesse pelo tratamento odontológico, acesso e redução de danos.
Notou-se nas crianças, transformação de hábitos, maior aceitação e cooperação nos atendimentos, redução do número de sessões, menor tempo operacional e maior desejo em voltar ao dentista.
Considerações finais
Os aspectos sociais são relevantes no índice e tratamento da cárie na população e considera-se que o ART pode ser aplicado no SUS como procedimento em saúde bucal.