Introdução: As ações de extensão desempenham um papel vital no contexto universitário, complementando tanto o ensino quanto a pesquisa. Este estudo visa destacar a importância dos projetos de extensão na formação profissional, através de um relato de experiência, reconhecendo a necessidade de uma abordagem mais detalhada e específica para compreender melhor seus impactos e benefícios.Desenvolvimento: Através de projetos extensionistas, foi possível participar da organização e realização de ações de testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, educação em saúde para a comunidade, além de diversas outras atividades fora do ambiente acadêmico. Participando ativamente dos projetos de extensão promovidos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), observou-se uma ampla gama de cenários sociais que enriqueceram significativamente a formação acadêmica. Essa experiência não apenas ampliou o horizonte profissional, mas também preparou os estudantes para enfrentar os desafios multifacetados que encontrarão em suas carreiras. A abordagem multidisciplinar desses projetos, com a participação de estudantes de diversos cursos de graduação, proporciona uma visão ampliada na abordagem das demandas das comunidades atendidas, contribuindo para uma compreensão mais profunda e abrangente das questões sociais e de saúde. Além disso, a extensão universitária desempenha um papel fundamental na identificação de lacunas nos serviços de saúde e no fornecimento de percepções para pesquisas futuras ou colaborações com o setor público na formulação de políticas mais eficazes. Sua contribuição para o aprimoramento contínuo dos serviços de saúde por meio do retorno das intervenções propostas é inestimável. Conclusão: Em resumo, a participação ativa em projetos de extensão durante a graduação é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, oferecendo uma compreensão mais profunda das necessidades e realidades das comunidades atendidas. Essa imersão na extensão universitária não só enriquece o aprendizado acadêmico, mas também capacita os futuros profissionais a serem agentes de mudança e transformação em suas áreas de atuação.