ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: ENCONTROS INTERGERACIONAIS E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

  • Author
  • Rayanne Pinheiro dos Santos Kuster
  • Co-authors
  • Roseane Vargas Rohr , Daniela Vieira Malta
  • Abstract
  •  

    Visando o respeito ao princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, à Lei de diretrizes e bases da educação nacional e as demais normas jurídicas referentes ao assunto, o curso de enfermagem e obstetrícia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, proporciona ao estudante a curricularização da extensão. Neste contexto, a disciplina de História da Enfermagem e Identidade Profissional, ofertada no primeiro período do curso, realiza a cada semestre um Fórum de História da Enfermagem que, no semestre de 2023/2, teve como objetivos resgatar a trajetória histórica dos egressos da oitava turma do curso de enfermagem da Ufes, que em 2023 completou 40 anos de formados. Na ocasião, os discentes do primeiro período da nonagésima quarta turma da instituição, formaram duplas e entrevistaram egressos da oitava turma, a fim de que pudessem obter registros de suas jornadas acadêmica e profissional. A atividade integrou o processo de curricularização da extensão na disciplina e foi vinculada ao projeto de extensão Centro de Memórias do Curso de Enfermagem da Ufes, devidamente registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Proex Ufes). Tem como escopos, por exemplo, a propagação de conhecimentos históricos do curso, da prática, da preservação e difusão da história da enfermagem, com enfoque na conquista da criação e implementação do curso na UFES, além de fortalecer o pensamento crítico em relação à profissão e seus agentes. Ao oportunizar o encontro dos novos discentes com egressos do mesmo curso, propiciou-se a integração entre diferentes gerações. Profissionais de enfermagem com trajetórias de sucesso e muitos já aposentados interagindo com jovens que, em sua maioria acabaram de finalizar o ensino médio e conquistaram seu espaço na Universidade Pública Federal, foi uma experiência de aprendizado importante, que possibilitou a ampliação do olhar sobre os diferentes espaços de atuação e valorização do enfermeiro. O desenvolver do projeto demandou um empenho das docentes em organizar todas as informações de contato e orientações para as entrevistas e modelo de apresentação final, além de superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, pois alguns egressos passavam por situações pessoais que os impedia de conceder a entrevista no prazo estabelecido para a ação.  O resultado final do trabalho com as apresentações no fórum evidenciou a potência da estratégia de ensino, a partir do entusiasmo dos estudantes ao compartilharem os resultados de suas entrevistas, valorizando a trajetória profissional do egresso entrevistado. Também foi evidenciado a partir da presença de cinco enfermeiras egressas da oitava turma e que estiveram presentes ao evento, valorizando o encontro e a estratégia implementada.  O ensino de história da enfermagem torna-se potente na medida em que os professores criam estratégias de aproximação entre egressos e estudantes, valorizando uma realidade histórica concreta do tempo presente, e fazendo-os perceber a importância da profissão para a sociedade.

  • Keywords
  • Ensino, Enfermagem, História da Enfermagem
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back