Aplicação do Método Kahoot como Ferramenta de Revisão Interativa e Lúdica na Monitoria da Disciplina de Anatomia Humana

  • Author
  • Vitória Anibele Marchesin
  • Co-authors
  • Ana Caroline Vieira Obem , Gustavo Orione Puntel , Jaíne Dalmolin , Maria Eduarda Kerkhoff Escher , Mirella Lariza Kuhn Peixoto , Rafaela da Cunha Allebrandt
  • Abstract
  • Título:

    Aplicação do Método Kahoot como Ferramenta de Revisão Interativa e Lúdica na Monitoria da Disciplina de Anatomia Humana

    Apresentação:

    Atividades lúdicas em meio à rotina de aulas teóricas, se apresentam como um método de interação e fixação de conteúdos. A exemplo, as disciplinas de Anatomia Humana possuem uma carga horária extensa e um conteúdo denso, na qual pode-se observar uma dificuldade dos alunos em fixar os conteúdos apresentados. Nesse sentido, desenvolver uma uma atividade interativa e lúdica, como o método Kahoot, pode gerar maior aproveitamento e potencializar a aprendizagem por parte dos alunos. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos acadêmicos da disciplina de Anatomia Humana, do primeiro semestre do curso de Fisioterapia da UFSM, quanto aos benefícios da estratégia Kahoot para complementar o estudo da disciplina, bem como, para auxiliar na preparação para a avaliação prevista no plano de ensino. Foi observado que os alunos avaliaram positivamente a atividade, o que reforça os benefícios do uso de estratégias didáticas complementares e inovadoras em disciplinas complexas. 

    Desenvolvimento do Trabalho:

    O presente resumo relata o desenvolvimento de uma atividade de revisão mais interativa e lúdica utilizando o Kahoot, uma plataforma digital de aprendizado baseada em jogos, de fácil aplicação e encontrada de modo livre na internet. A atividade foi realizada durante a aula de Anatomia Humana I do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob observação do Professor Dr. Gustavo Orione Puntel e da mestranda Jaíne Dalmolin. O questionário elaborado contemplou perguntas relacionadas aos músculos da face, pescoço, abdome e dorso, abrangendo os principais temas abordados na disciplina. A atividade foi realizada pelas monitoras em uma quarta-feira, no horário prévio à aula prática no laboratório. Durante a atividade, os estudantes foram separados em cinco grupos e participaram de uma competição saudável, na qual o objetivo era responder corretamente às perguntas apresentadas. À medida que a atividade progredia, as perguntas tornaram-se mais difíceis, desafiando assim o conhecimento dos participantes. O grupo vencedor, além de ganhar um pequeno prêmio simbólico, teve a satisfação de demonstrar sua compreensão sobre os conteúdos abordados.

    Resultados:

    Após a aplicação da atividade via Kahoot, os alunos foram convidados a preencher um formulário de feedback. Os resultados revelaram que 100% dos participantes consideraram a atividade como positiva para a compreensão dos conteúdos. Em seguida, durante a monitoria da aula prática, observou-se uma melhoria significativa na capacidade dos alunos em reconhecer as estruturas anatômicas, demonstrando uma maior familiaridade e confiança no conhecimento adquirido.

    Considerações Finais:

    A utilização do método Kahoot como uma ferramenta de revisão mostrou-se eficaz na promoção da aprendizagem e na fixação dos conteúdos. A abordagem interativa e dinâmica proporcionada pelo jogo contribuiu para engajar os alunos e estimular a sua participação no processo de aprendizado. Dessa forma, recomenda-se a continuidade e a exploração de estratégias similares no ensino de disciplinas complexas como a Anatomia Humana, visando aprimorar a compreensão e o desempenho dos estudantes.

     

  • Keywords
  • Kahoot, Monitoria, Revisão, Interativa, Lúdica.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back