Apresentação: O presente trabalho visa apresentar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial dos recursos educacionais interativos, como instrumento metodológico no contexto do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. No cenário educacional contemporâneo, as TIC têm se destacado como uma importante ferramenta para a promoção de um aprendizado atento às necessidades dos sujeitos. Tal reconfiguração possibilita novas relações interpessoais e profissionais, mudando o fluxo da produção do cuidado e da orientação dos serviços de saúde ofertados à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desenvolvimento do trabalho: No campo educacional, a tecnologia pode contribuir para que estudantes adquiram competências para se tornarem tomadores de decisões, comunicadores e colaboradores criativos, bem como pessoas que buscam, analisam e avaliam a informação, além de oferecerem contribuições à sociedade. É importante lembrar que uma das competências do SUS é a ordenação da formação de recursos humanos na área da saúde, conforme exposto na Constituição Federal de 1988. A Residência em Área Profissional da Saúde, instituída oficialmente no Brasil em 2005, representa, neste contexto de formação, um programa de cooperação intersetorial com a finalidade de favorecer a inclusão qualificada de profissionais da saúde recém-formados no mercado de trabalho, especialmente em áreas estratégicas do SUS. Em um ambiente de residência, onde o aprendizado ativo é fundamental, os recursos educacionais interativos podem ser um valioso instrumento para estimular a participação e a interação dos residentes. A partir dos materiais didáticos elaborados pela coordenação, preceptores e residentes do programa, é feita uma análise dos conteúdos produzidos e são realizadas adaptações e adequações - partir dos recursos educativos interativos, que irão considerar sua intencionalidade pedagógica, formato, identidade visual e, também, a hierarquia da informação. Além disso, esses recursos são inseridos nas ementas das disciplinas que compõem a matriz curricular do Projeto Político Pedagógico do programa. Resultados: A variedade destes recursos educativos interativos permite a adaptação do conteúdo de acordo com as necessidades individuais dos residentes. Em virtude dos avanços tecnológicos, os residentes podem utilizar essas ferramentas em diferentes dispositivos, como computadores e smartphones, facilitando o aprendizado em qualquer lugar e a qualquer momento. Tais recursos possibilitam a apresentação da informação de forma visualmente atrativa, oferecendo simulações realistas de situações clínicas, bem como permitem a avaliação do conhecimento dos residentes por meio de instrumentos de feedback imediato, permitindo ajustes e melhorias, e reforçando uma aprendizagem dinâmica. Considerações finais: Em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente, o uso de recursos educacionais interativos é essencial para promover o aprendizado efetivo de residentes. Tais ferramentas não apenas aumentam o engajamento dos residentes, mas também oferecem oportunidades únicas de aprendizado personalizado e prático. Ao priorizar conteúdos visuais e atrativos, os recursos educativos interativos têm o potencial de transformar a forma como o ensino é realizado, seja na modalidade presencial, no Ensino à Distância, como também na modalidade híbrida, preparando os residentes para enfrentar os desafios da prática clínica de forma mais eficaz.