O papel do podcast na qualificação de residentes em Enfermagem de Família e Comunidade

  • Author
  • Igor Azeredo Cruz
  • Co-authors
  • Letícia Lourenço Vieira , Jacqueline Oliveira de Carvalho , Michelle Adrianne da Costa de Jesus , Marianne de Lira Maia , Alessandra Pimentel Barbosa Pinto de Mattos , Edinéia Lazzari , Karine Detes Canto , Tulio Cézar Souza Padilha
  • Abstract
  • Apresentação: O presente trabalho propõe uma análise sobre o uso do podcast como ferramenta de comunicação no contexto do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, destacando sua relevância na formação de profissionais de saúde e na disseminação de informações estratégicas sobre a Estratégia Saúde da Família. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação disponíveis nos dias de hoje oferecem oportunidades significativas para aprimorar a troca de conhecimentos e experiências na área da saúde. Neste contexto, o podcast emerge como uma plataforma versátil e acessível, capaz de potencializar a comunicação e o aprendizado entre os residentes e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Desenvolvimento do trabalho: O podcast, um formato de mídia digital que consiste em episódios de áudio disponibilizados online para audição sob demanda, tem ganhado destaque como uma ferramenta eficaz de comunicação nos últimos anos. Sua popularidade se deve, em parte, à peculiaridades em relação ao seu formato e proposta de comunicação, permitindo que os usuários consumam conteúdo enquanto realizam outras atividades, como deslocamentos ou tarefas domésticas. Além disso, o podcast oferece uma plataforma flexível para a criação de narrativas envolventes e a transmissão de informações complexas de maneira acessível. No contexto do programa, o uso do podcast tende a se apresentar como uma importante estratégia de comunicação, já que seu público-alvo é composto majoritariamente por profissionais de saúde recém-formados e muitos deles familiarizados com tecnologias digitais. Através do podcast, os residentes podem acessar conteúdos relevantes sobre a Estratégia Saúde da Família de forma conveniente e flexível, complementando sua formação teórica e prática. Além disso, a participação de profissionais convidados que compõem a rede de Atenção Primária à Saúde enriquece o conteúdo dos episódios, proporcionando insights práticos e experiências do mundo real aos residentes. Essa troca de experiências contribui para a formação integral desses profissionais de saúde, capacitando-os para enfrentar os desafios e demandas cotidianas da APS. Resultados: Através do podcast, os residentes têm a oportunidade de explorar uma variedade de tópicos e casos clínicos, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, o formato estimula a comunicação oral e a expressão de ideias, habilidades essenciais para o trabalho em equipe e a interação com pacientes e parceiros de equipe. Considerações finais: Em um cenário de constante evolução tecnológica, é fundamental explorar e aproveitar as ferramentas digitais disponíveis para aprimorar a comunicação e a formação profissional na área da saúde. O uso do podcast como estratégia de comunicação do PREFC demonstra ser uma abordagem que permite potencializar a disseminação de informações e o compartilhamento de experiências entre os residentes e os profissionais da Atenção Primária à Saúde, desempenhando um papel significativo na qualificação dos profissionais de saúde, contribuindo, assim, para o fortalecimento do SUS e para a melhoria dos cuidados de saúde prestados à população.

  • Keywords
  • educação, tecnologias de informação e comunicação, saúde, SUS, residência, enfermagem
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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