Atividade de Medicina Social Prática: oficina sobre saúde digital para escolares

  • Author
  • Alexia Loriato Simões
  • Co-authors
  • Pietra Lourenço Pinto Alves , Gabriela Serpa Franco Costa , Fernanda Troccoli Noronha Macedo Achá , Dilma Cupti de Medeiros
  • Abstract
  • No ano de 2023, foi realizada uma dinâmica sobre o impacto do uso das redes sociais com pré-adolescentes do Ensino Fundamental II do Colégio Batista Shepard, localizado no Rio de Janeiro. A escolha do tema "saúde digital" reside em sua atualidade, ainda mais para os jovens, que estão passando pelo desenvolvimento por trás das telas. A plataforma digital está cada vez mais presente na rotina de milhares crianças e, por isso, o assunto deve receber uma atenção redobrada pelos familiares e profissionais que as acompanham, haja visto os perigos que podem acompanhar a vivência "online": ansiedade, bullyinng, exposição a conteúdos impróprios, dentre muito outros.

    O foco principal foi direcionado em mostrar, aos presentes, os problemas que a comparação com o próximo oriunda das redes sociais pode causar na autoestima e na saúde mental de quem sofre com ela, tendo em vista que se perde a noção do real e do que lhe é mostrado pelos algoritmos. Houve-se a ênfase nesse eixo porque havíamos observado que, dentro do núcleo dos estudantes da Souza Marques, essa era a questão que mais nos aflingia.

      Foi apresentado um powerpoint no qual se mostrava o cotidiano de uma influenciadora fictícia na internet, simulando suas postagens. Tínhamos como objetivo mostrar aos adolescentes que algumas pessoas propagam rotinas irreais e inalcançáveis, o que frustra seus seguidores por não conseguirem ter o mesmo desempenho e imitá-las, tendo em vista que eles se encontram dentro do efeito da ilusão criada por esses grandes nomes das mídias sociais. Após a apresentação, foi iniciada uma roda de conversa com os pré-adolescentes, na qual cada um deles escreveu, em um pedaço de papel, uma situação, um sentimento, ou algo que gostasse/desgostasse em relação a internet.

    Com o decorrer da atividade, ficamos extremamente contentes ao notar o engajamento positivo que o nosso projeto pedagógico recebeu. Vale ressaltar que o resultado positivo só pode ser alcançado por conta da forma pela qual a atividade foi conduzida: com calma, paciência e de ouvidos abertos para escutar eles, quebrando com qualquer ideia de hierarquia e de julgamento, nos colocando em uma posição de proximidade e de muita confiança com os estudantes.

    Após a conclusão da atividade, os professores responsáveis por aquele grupo nos notificaram de uma recente crise de cyberbullying enfrentada pela turma, à qual a escola não havia obtido sucesso em uma abordagem anterior O episódio citado apenas reforçou o que a Faculdade Souza Marques tem destacado: "nunca é só um trabalho".

  • Keywords
  • saúde digital, influenciadores, ansiedade, comparação, meio cybernético, responsabilidade online
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back