ARTE PROMOVENDO DIÁLOGOS E REFLEXÕES EM OFICINAS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM SOBRE TEMAS GERADORES DE DEBATE

  • Author
  • Thamires Pêgo Ferreira
  • Co-authors
  • Roseane Vargas Rohr , Ludiara Gomes Ramos , Fátima Maria Silva
  • Abstract
  • O projeto de extensão Imagens da Vida: arte, saúde, história (Proex Ufes 638) é desenvolvido na Universidade Federal do Espírito Santo e encontra-se em atividade desde março de 2007. Tem como objetivos utilizar a arte como recurso educativo para a reflexão crítica sobre temas relacionados à complexidade da vida, com destaque para a saúde, enfermagem, história, ciência, cultura, meio ambiente, bioética e outras questões relevantes para o cuidado humanizado. Realiza mostras culturais temáticas a partir de temas geradores e de metodologias participativas e pauta-se no referencial de Paulo Freire para desenvolver o protagonismo e emancipação dos estudantes, bem como valorizar a cultura e a leitura do mundo a partir do uso de imagens. As mostras culturais temáticas são realizadas em diferentes espaços, com destaque para a recepção de unidades básicas de saúde e a própria universidade, e são abertas ao público para visitação. A pandemia trouxe um desafio para a equipe do projeto, considerando que as mostras presenciais foram interrompidas em função do distanciamento social. Nesse sentido, houve necessidade de repensar as estratégias, ampliando as ações do projeto para o ambiente virtual de aprendizagem. Adotando-se a metodologia de estruturação de mostras culturais temáticas a equipe elaborou três oficinas virtuais, utilizando o espaço do google meet, abordando diferentes temas geradores propostos pelos estudantes que atuam no projeto e que organizaram as oficinas, orientados pela coordenadora do projeto. Durante esses encontros virtuais foram utilizados recursos de aprendizagem e comunicação como os aplicativos mentimeter, padlet, chat e o diálogo verbal. Os registros foram feitos a partir do uso de gravação dos encontros, mediante o consentimento dos participantes, e também das manifestações no chat, para viabilizar a estruturação dos relatórios e produções acadêmicas, difundindo a tecnologia educativa utilizada. Um cartaz foi divulgado previamente para a realização das inscrições nas oficinas, que eram gratuitas e abertas ao público interno e comunidade externa da Universidade, e ocorreram em datas distintas. Os temas geradores abordados em cada encontro foram a pandemia Covid-19, o racismo e a saúde, e a ansiedade em estudantes da saúde. Imagens artísticas sobre os temas foram previamente selecionadas e dispostas em mural utilizando o aplicativo Padlet e durante as oficinas o diálogo foi estabelecido a partir das reflexões evocadas das imagens e de suas representações para os participantes. Os resultados evidenciaram a possibilidade de adaptar a tecnologia de estruturação de mostras culturais temáticas para ambiente virtual de aprendizagem, considerando que foi possível estabelecer um diálogo crítico e reflexivo sobre os temas propostos a partir das imagens. A arte é um recurso que atrai pessoas de diversos campos do conhecimento para dialogar e refletir sobre temas desafiadores para a contemporaneidade.  

  • Keywords
  • Arte, saúde, educação
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
Back