Este texto decorre de nossa experiência como docente responsável em ações de ensino e de extensão junto a colégio de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre os anos de 2018 a 2023, tomando como objetivo principal desenvolver métodos de ensino e aprendizagem para a educação alimentar e nutricional (EAN). A qualificação das ações de EAN se coloca como uma medida necessária, considerando que, no atual cenário de insegurança alimentar e nutricional, no qual se convive com desnutrição, sobrepeso, transtornos alimentares e agravos decorrentes do próprio contexto das pandemias, torna-se estratégia fundamental para a promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável desde a mais tenra idade. As ações de EAN são promovidas e derivadas de projetos de ensino e extensão propostos pelo docente responsável, no qual também se fomenta a curricularização da extensão, envolvendo tanto os graduandos matriculados em componente curricular do curso de Nutrição da mesma universidade federal nordestina (UFRN) quanto a comunidade escolar da instituição supracitada, formada por direção, coordenação pedagógica, professores, nutricionista, cozinheiras escolares e estudantes da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, cuja faixa etária destes educandos se situa até os 12 anos incompletos. Os projetos se inserem no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O PNAE é o programa em vigor mais antigo do Governo Federal, que completará 70 anos no próximo ano de 2025, cujo objetivo foi substancialmente ampliado, quando, em 2009, por meio da Lei federal nº 11.947, incluiu a EAN como uma das diretrizes da alimentação escolar, devendo, desde então, incluí-la junto ao “processo de ensino-aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar”. Ademais, no bojo das políticas de Alimentação e Nutrição, de Segurança Alimentar e Nutricional, e do Direito Humano à Alimentação Adequada, tivemos em 2012 a publicação do documento oficial brasileiro, “Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas”, apresentando e refletindo conceitos, princípios e diretrizes para a EAN, documento do qual nos alinhamos. Este “Marco” deixava claro que apesar da promissora conjuntura, o campo de atuação da EAN ainda não estava claramente definido, pois a grande diversidade de abordagens e práticas concorria com a pouca visibilidade das experiências consideradas exitosas, do qual entendemos que se somam a estas justificativas o fato de que no campo da EAN ainda persistem concepções teóricas e metodológicas pouco fundamentadas do campo da Educação. Diante deste cenário, nossas ações buscam desenvolver um método ativo dos quais graduandos da Nutrição possam planejar, executar e participar da avaliação das atividades educativas realizadas junto aos escolares do colégio de aplicação. Nesse sentido, elegemos a estratégia da “Pedagogia de Projetos” para impulsionar paixões e despertar interesses dos graduandos. Diante disto, temos os seguintes passos que estruturam a Pedagogia de Projetos, incluídos em nossa ações de ensino e extensão: pactuação do cronograma para ações de EAN com a coordenação escolar e nutricionista; apresentação aos graduandos da estrutura organizacional, concepção pedagógica, de infâncias e crianças pela coordenação escolar; apresentação aos graduandos das experiências anteriores de EAN pela equipe da nutrição, destacando desafios e aprendizados; observação e registro da realidade escolar, no qual os graduandos passam um momento inicial junto das turmas que irão atuar; planejamento das atividades educativas, envolvendo professores da Nutrição e da Escola, de modo que as ações estejam devidamente inseridas no percurso escolar; realização das ações planejadas; avaliação das ações realizadas pelos professores envolvidos. Como resultados, refletimos que: 1) os graduandos da Nutrição ao vivenciarem as etapas da Pedagogia de Projetos colocam-se como protagonistas e ativos em seu processo de ensino-aprendizagem para se formarem como educadores de crianças, ampliando assim seu repertório de experiências sensibilizando-se como futuros nutricionistas educadores; 2) a instituição escolar vem acumulando, entre 2018 a 2023, uma EAN desenvolvida de modo contínua, contextualizada e integrada ao lócus escolar, devidamente referenciada enquanto método e inserida no currículo, para então se tornar significativa entre os sujeitos da educação; 3) as crianças em nossas ações educativas envolvendo alimentação e nutrição são consideradas em sua singularidade, contexto sociocultural e processo de aprendizagem, como sujeitos que aprendem e se desenvolvem por meio de brincadeiras e interações, vivenciando, construindo suas identidades pessoais e coletivas, ao mesmo tempo em que imaginam, desejam, observam, experimentam, narram, questionam, construindo sentidos sobre a natureza e sociedade, produzindo cultura. Nossa experiência apresentada vem colhendo frutos. No ano de 2022, obtivemos relevância em um edital promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visando avaliar experiências consideradas inovadoras no campo da EAN. Único representante do Estado do Rio Grande do Norte, ficamos classificados no resultado final desta seleção com a segunda colocação geral. Recebemos, por isso, um Certificado de Reconhecimento desta nossa experiência, que foi selecionada para compor o Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional, uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN-MS) e o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (OPSAN/UnB). No final do ano de 2023, a referida experiência, juntamente com outras selecionadas, foi trazida a lume pelo Ministério da Saúde através da publicação do e-book intitulado: “Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional: Uma celebração dos 10 anos do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as políticas públicas”. Mais recentemente, no ano de 2023, obtivemos novo destaque nacional. Desta vez, a experiência acumulada pelo LEAN foi selecionada para compor o livro digital proveniente da “Mostra de Experiências: Ações Promotoras da Alimentação Adequada e Saudável no Ambiente Escolar”, promovida pelas Universidades Federais de Minas Gerais, Sergipe e Santa Maria, em parceria com a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. A expectativa é que nova publicização de nossas ações aconteça no curso do ano de 2024. Não obstante aos certificados e publicações derivados, estamos cientes da necessidade de se refletir criticamente sobre nosso trabalho, buscando com pesquisa, trocas e aprendizados, compreender nossos obstáculos e fragilidades, mas também nossas potencialidades e futuros desafios. Afinal, para o constante aperfeiçoamento das ações de EAN, é fundamental o permanente estado de abertura para novos aprendizados. Porque o caminho para a segurança alimentar e nutricional, alinhado ao direito humano a alimentação adequada, só se faz caminhando “com” os outros, parceiros, instituições, educadores e educandos, em reciprocidade de posições, produzindo verdadeiros laços sociais para um mundo alimentar mais justo e solidário, cujas práticas pedagógicas aqui relatadas, consideradas inovadoras, visam promover e contribuir com a saúde, autonomia e sustentabilidade alimentar da comunidade escolar do colégio de aplicação de uma universidade federal nordestina.