A Aprendizagem baseada em problema do inglês, Problem-based Learning (PBL) configura-se como uma prática pedagógica centrada no protagonismo do aluno, ou seja, nela o aluno torna-se construtor do seu próprio conhecimento, através da resolução de problemas reais que são efetuados individualmente ou em equipe. Este relato tem como objetivo, compartilhar as experiências positivas, da implantação da metodologia ativa PBL em um programa de residência multiprofissional em saúde da família. O método foi implantado no início de 2024, no canal teórico do núcleo de enfermagem, para complementar a formação na residência multiprofissional em Saúde da Família. Anteriormente, o modelo de ensino aplicado era o tradicional, onde as residentes se dividiam em duplas, elaboravam uma apresentação expositiva em formato Power Point e discorriam sobre um tema previamente estabelecido. A partir de então, viu-se a necessidade de trabalhar a metodologia ativa, para estimular a busca e a construção do conhecimento e trabalhar a resolução de casos reais vivenciados na prática do dia-a-dia. O primeiro passo, foi a capacitação das preceptoras de enfermagem no método e a definição dos temas que seriam abordados; no segundo momento, as residentes foram orientadas sobre o método e como seriam realizados cada encontro; os encontros foram organizados no formato tutoria, sendo 02 sessões: uma para a abertura do problema, outra para a resolução do problema. O método foi adaptado a realidade, devido a limitação de tempo durante os encontros. Na sessão de abertura, era definido quem seria a coordenadora e a relatora; o problema era apresentado, em seguida as residentes elencavam as palavras desconhecidas, as palavras-chave, o conhecimento prévio sobre o tema, e por fim, elencado os objetivos de aprendizagem. Na sessão de fechamento, as residentes apresentam o estudo individual e respondiam cada um dos objetivos elencados. No fim eram construidos um mapa de aprendizado, resumindo todas as informações abordadas no fechamento. Como resultado, foi observado o desenvolvimento de habilidades essenciais como o pensamento crítico, a análise e resolução de casos reais, saber procurar a informação em fontes adequadas e confiáveis, saber expressar o que e o quanto aprendeu. Esta experiência possibilitou uma abordagem centrada nos profissionais e na construção de seu próprio conhecimento, além de estimular não só as residentes, mas também as enfermeiras preceptoras na busca de novos métodos de abordagem que tenham maior impacto na formação.