A importância da arte na formação médica

  • Author
  • Bruna da Silva Valotta
  • Co-authors
  • Aléxia Prestes do Nascimento Palú , Fernando Anegawa Ito , Henrique Meneguci da Silva , Karen Alice Colombani Vanderlinde , Yana Clara Lugli , Yasmin Lacerda Vargas , Felipe Dunin dos Santos
  • Abstract
  • Apresentação:

    A arte, surgida na Antiguidade, apresenta diversos modos de expressão, entre a pintura, música e literatura. Essas manifestações são responsáveis, através da adoção de temáticas multidisciplinares nos ensinos, por influenciar na vertente da formação médica. Dessa forma, o profissional médico pode usar da arte como estratégia facilitadora do aprendizado. Assim, o estudo em questão busca exemplificar, por meio de dados retirados de base científica, a importância da abordagem artística para a construção do profissional médico e sua visão humanitária.

     

    Desenvolvimento:

    O presente estudo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, a qual utilizou a base de dados “Scientific Electronic Library Online” (SciELO) para a coleta de documentos científicos a partir do seguinte descritor: “arte e medicina”. Para critério de inclusão, foram considerados os artigos publicados nos últimos 10 anos, os quais apresentavam compatibilidade com o tema. Em contrapartida, excluíram-se desta pesquisa aqueles que não foram considerados relevantes para a discussão.

     

    Resultados:

    A arte em suas diversas formas, seja a pintura, literatura ou a música, possibilita uma diferente abordagem no ensino das habilidades médicas. Ao se evidenciar a técnica artística de pintura, é possível a observação e compreensão da evolução da medicina por meio da arte. Pode-se usar, como exemplo, os desenhos de Leonardo da Vinci no século XVI de suas descobertas e descrições da anatomia humana, registros que inovaram os estudos da época.

    Ademais, por meio das artes visuais, é possível desenvolver um olhar mais atento ao paciente, uma vez que discussões e estudos sobre essa abordagem artística auxilia na habilidade de observação e interpretação, a exemplo da obra O grito (Edvard Munch) que retrata, de acordo com observadores, um homem com cefaleia em salvas. Ainda, essa forma de arte possibilita uma compreensão mais sensível do médico com o paciente, como o artista Norman Rockwell retratou em O médico e a boneca, no qual o profissional valida os sentimentos e pedidos de sua paciente.

     

    Outras abordagens artísticas, como a literatura e a música, também podem influenciar na formação médica, uma vez que possibilitam ao estudante desenvolver e melhorar sua compreensão e interpretação das falas do paciente, a lidar com as diferenças, seja de crenças ou meras opiniões, a aprimorar a sua empatia e a enfrentar situações complexas da medicina, a exemplo da morte. Assim, revela-se o papel positivo que a arte, em suas diversas manifestações, desempenha na formação médica.

     

    Considerações Finais:

     

    Com base nessa revisão, compreende-se, portanto, a relação íntima entre a arte e a medicina ao longo da história. As diversas manifestações artísticas abordam a medicina desde seu desenvolvimento até o retrato da relação médico-paciente, além de auxiliar na edificação de um olhar mais vigilante ao paciente. Ressalta-se, ainda, a influência da arte na formação médica, visto que ela contribui para a melhora da compreensão e interpretação dos médicos, colaborando no aprimoramento da empatia, ademais da capacidade de lidar com as situações complexas encontradas na prática médica.

  • Keywords
  • Abordagem artística, Medicina, Formação
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back