Recomeços: inclusão social por meio de saúde bucal

  • Author
  • Fernando Santos
  • Abstract
  • Apresentação:

    O presente trabalho traz a narrativa da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Turma do Bem (TDB) sobre o atendimento odontológico voluntário às mulheres cis e transgênero vítimas de violência em todo o país, promovido pela maior rede de voluntariado de dentistas do mundo. Apolônias do Bem é um projeto da TDB que tem o objetivo de resgatar a autoestima e autonomia dessas mulheres, que sofreram ou sofrem quaisquer tipos de violências domésticas, através do resgate do sorriso e da saúde bucal das vítimas.

    Desenvolvimento do trabalho: 

    O atendimento  das vítimas em situação de violência é realizado pelo cirurgião-dentista cadastrado na Turma do Bem, em seu próprio consultório, voluntária e gratuitamente. 

    As vítimas são selecionadas para o programa por meio de triagens odontológicas em casas de acolhimento à mulheres, pelos Ministérios Públicos, Tribunais de Justiça e delegacias de polícia. Nas triagens, as mulheres passam por um rápido exame oral, não invasivo, e respondem ao OHIP (sigla em inglês de  Perfil de Impacto de Saúde Oral), que avalia a qualidade de vida delas. São priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional. A utilização do OHIP é uma tecnologia muito útil para atingir precisamente o público-alvo de beneficiárias da organização e também para conduzir os tratamentos da melhor forma.

    Após a avaliação, todos os tratamentos odontológicos necessários são realizados e as mulheres serão estimuladas a restaurar as suas autonomias e retornar aos estudos e ao mercado de trabalho. As mulheres são acompanhadas pela equipe de assistência social da organização, para que os tratamentos odontológicos sejam realizados da maneira mais assertiva possível, respeitando a individualidade e a situação de vulnerabilidade de cada mulher. 

    Resultados: 

    Foram atendidas 1.100 mulheres desde 2012 pela rede de voluntariado. No ano de 2023, 133 mulheres passaram por avaliações odontológicas em triagens da Turma do Bem. Dessas, 98 se encaixaram em nossos critérios e foram selecionadas para se tornarem beneficiárias. Após a seleção, a Turma do Bem encaminha as beneficiárias para os dentistas de acordo com uma fila de espera, que avalia o grau de urgência dos casos e a disponibilidade dos voluntários em localidade próxima da mulher selecionada. Tendo em vista que a Turma do Bem acompanha e assiste as mulheres até o fim dos tratamentos, em 2024 estão sendo acompanhadas 551 beneficiárias no programa Apolônias do Bem.

    Considerações finais:

     

    Apolônias do Bem é um projeto pioneiro de inclusão social pela saúde bucal da Turma do Bem, que realiza todos os procedimentos odontológicos que as mulheres vítimas de violência doméstica beneficiárias necessitam, independentemente da complexidade apresentada, através da maior rede de voluntariado de dentistas do mundo. É um projeto que restaura a autoestima, a confiança e a liberdade de mulheres que foram violentadas por meio do sorriso.

  • Keywords
  • vítimas de violência doméstica, voluntariado, tratamento odontológico
  • Subject Area
  • EIXO 7 – Rotas Críticas - Narrativas de Violência Contra a Mulher
Back