ATIVIDADES EDUCACIONAIS E PRÁTICAS ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL - RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • JULIANY MOTA DOS SANTOS
  • Co-authors
  • Daniele Dias Louzada , Francislaine Maralin Henrique , Jacira Nascimento Santos , Renato vidal de Oliveira , Sandra Regina da Silva Vita , Sunny Lady Neves Santos
  • Abstract
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    A autonomia da enfermagem no contexto das consultas de pré-natal é um aspecto fundamental para a promoção de uma assistência de qualidade e humanizada às gestantes. No Espírito Santo, a implementação de práticas que conferem maior independência aos enfermeiros em unidades de saúde metropolitanas têm demonstrado impactos positivos na experiência das futuras mães e na eficiência do acompanhamento pré-natal. 

    O programa Qualifica APS, uma iniciativa do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação - ICEPi em colaboração com a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, demonstrou um compromisso significativo com a melhoria da qualidade da atenção primária à saúde. Entre junho e agosto de 2023, por meio de atividades educacionais aplicadas por docentes de enfermagem, o foco na autonomia dos enfermeiros durante as consultas de pré-natal refletiu uma abordagem inovadora na formação de profissionais de saúde

    A metodologia adotada pelo programa, que se baseia na resolução de problemas reais para estimular o pensamento crítico e reflexivo, é particularmente notável. Isso não apenas promove uma aprendizagem mais profunda entre os enfermeiros, mas também os prepara para enfrentar os desafios complexos encontrados nos serviços de saúde e nos territórios em que atuam. 

    Além disso, a Estratégia de Saúde da Família adotada pelo Qualifica-APS como o ambiente de prática e aprendizado é um exemplo claro de como a educação em saúde pode ser alinhada com as necessidades locais. 

    Assim, este trabalho busca relatar a experiência da implantação de consultas de pré-natal realizadas por enfermeiros em municípios da região metropolitana no ES, considerando que uma parcela significativa dos enfermeiros não prosseguia com as consultas após o primeiro trimestre de gestação, transferindo a responsabilidade para os médicos das unidades de saúde. 

    Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, com uma abordagem prática e interativa, empregando Oficinas Pedagógicas ancoradas no método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), onde foram utilizadas ferramentas tecnológicas contemporâneas, como o Google Meet e a plataforma Moodle, para facilitar o processo de aprendizagem. As oficinas focaram inicialmente na identificação de desafios enfrentados pela assistência de Enfermagem no contexto do Pré-natal e na Rede de Atenção Materno-Infantil. E posteriormente, a metodologia culminou na implementação de consultas de segundo e terceiro trimestre, conduzidas por enfermeiros integrados ao Programa Qualifica-APS/ICEPi, nas unidades de saúde participantes.

    Contudo, as atividades teórico-práticas e práticas resultaram em um aumento significativo na qualidade da assistência de enfermagem no pré-natal, refletido na satisfação das gestantes e na redução de incidências de complicações gestacionais. A integração entre teoria e prática mostrou-se eficaz na consolidação do conhecimento adquirido e na habilidade dos profissionais em lidar com as diversas situações que surgem no contexto do pré-natal.

     

    A implementação de consultas de pré-natal conduzidas por enfermeiros bem preparados pode resultar em melhores desfechos para a saúde materno-infantil. Além disso, a pesquisa-ação com enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família tem mostrado resultados positivos na melhoria das práticas educativas e assistenciais. Essa metodologia permite que os enfermeiros reflitam sobre sua prática, identifiquem áreas de melhoria e implementem mudanças de forma colaborativa e participativa.

  • Keywords
  • Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Continuada, Pré-Natal, Políticas de Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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