A residência multiprofissional se configura como uma experiência de alta intensidade que permite aos profissionais construir e desconstruir concepções e práticas acerca do que é a prestação de uma assistência de qualidade. Logo, o processo formativo é desenvolvido por diferentes atores, tais como: preceptores, tutores, docentes, coordenadores, residentes e usuários dos estabelecimentos de saúde que integram os programas de residência e que juntos atuam em prol das necessidades e realidades de saúde locais. Destarte, por tratar-se de um processo que está em constante aperfeiçoamento, torna-se fundamental o estabelecimento de momentos para a reflexão crítica acerca do papel que cada indivíduo desempenha. Visto isso, este trabalho objetiva relatar os resultados obtidos com o uso de metodologias ativas voltadas para a qualificação de preceptores e tutores do programa de residência multiprofissional de um hospital regional do agreste pernambucano. Para tanto, foram utilizados vídeos animados desenvolvidos pelos residentes do programa, com auxílio do aplicativo Powtoon. O aplicativo oferece recurso para criação de ambientes, personagens e interação entre seres animados e inanimados. Ao todo, participaram dessa atividade, quinze residentes, resultando em três vídeos que expunham, de maneira sucinta, a rotina de relacionamento interpessoal entre preceptores, tutores e residentes, no desenvolvimento de atividades práticas dentro de três núcleos de saber, sendo eles: o ser e fazer do residente; a figura do preceptor e tutor no acompanhamento de atividades do residente durante a assistência; e, o processo de avaliação multiprofissional do residente. O roteiro utilizado pautava-se em situações em que os preceptores agiam de modo contrário aos seus deveres ou mostravam não reconhecer o que era ou quais seriam as atribuições de um profissional residente inserido no serviço. Posteriormente a elaboração, os vídeos foram utilizados em um curso de qualificação voltados para preceptores e tutores que acompanhavam os residentes no serviço. Foram quarenta e seis profissionais de diversas categorias (enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social e radiologia) que participaram das três turmas do curso. A metodologia adotada para os cursos foi a da problematização. Dessa forma, era realizado uma roda de conversa onde os participantes dialogavam sobre suas concepções acerca dos núcleos de saber citados acima e, posteriormente, eram projetados os vídeos para que realizassem o comparativo entre suas preconcepções e a realidade que os residentes vivenciavam cotidianamente. Por fim, os participantes dialogavam sobre suas potencialidades e fragilidades, enquanto preceptores/tutores e seu papel para uma formação de qualidade dos residentes. Com o uso de tais recursos, pode-se concluir que os resultados foram satisfatórios, pois, contribuiu para uma melhor compreensão sobre os processos de trabalho dos residentes, permitindo-os refletir sobre suas ações, e a partir disso, apreender seu papel na formação destes. O uso de metodologias ativas e problematizadoras contribui para que o sujeito também se insira dentro da realidade estudada, permitindo que o pensamento crítico-reflexivo desencadeie transformações no modo de pensar e agir dos indivíduos. Dessa forma, enfatiza-se a adoção de metodologias similares pelos programas de residência a nível nacional, para a qualificação seus preceptores e tutores, valorizando realidade local de cada serviço.