Introdução:
A vigilância em saúde do trabalhador desempenha um papel crucial na proteção da saúde e segurança dos trabalhadores, reduzindo riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora e, realizando ações de forma contínua e sistemática, relacionadas a investigação epidemiológica das doenças e dos agravos relacionados ao trabalho. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador tem acompanhado e dado apoio técnico durante tais ações, atuando em consonância com a Política em saúde do Trabalhador visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.
Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado na investigação de um óbito por acidente de trabalho. Os dados foram obtidos através de entrevistas com familiares, autoridades religiosas, o empreiteiro responsável e registros de saúde (Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação)
Resultados: O óbito ocorreu enquanto o trabalhador informal realizava reparos no teto de uma igreja afetada por fortes chuvas. Ele não utilizava equipamento de proteção individual (EPI) adequado, como evidenciado por fotos. A evidência de um áudio enviado para sua esposa alertando sobre o perigo da situação demonstra preocupação com seu bem estar, porém no áudio não consta se ele tinha disponível EPI. Inicialmente, houve dificuldade em localizar o local correto do acidente devido a informações imprecisas fornecidas pela esposa. Após investigação detalhada, foi possível identificar o local correto e confirmar que o trabalhador foi levado com vida para o hospital, mas infelizmente faleceu pouco tempo depois. Questiona-se a veracidade da informação fornecida pelo empreiteiro ao alegar que seu funcionário se recusou a usar o EPI fornecido, já que somente a versão dele pôde ser ouvida. Foi orientado ao empreiteiro acompanhar todas as próximas obras, reforçando o uso dos EPIs e assegurando o uso deles por parte dos trabalhadores, garantindo a segurança deles.
Considerações Finais: A investigação do óbito por acidente de trabalho descrito revela não apenas a tragédia pessoal de um indivíduo, mas também as lacunas existentes na segurança ocupacional. O monitoramento da utilização adequada de EPIs e a promoção de uma cultura de segurança são passos essenciais para mitigar os riscos ocupacionais. A parceria entre a vigilância em saúde do trabalhador e Centro de Referência em Saúde do tem sido fundamental para promover ambientes laborais mais seguros.