A Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA) promove regularmente o Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP), uma proposta de qualificação que visa formar sanitaristas aptos a implementar novas práticas de trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
O curso está balizado nas agendas prioritárias do SUS, reconhecendo o território como espaço privilegiado das intervenções sanitárias e compreendendo o determinismo do contexto social no processo saúde-doença. Com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças, o curso busca aprimorar a atuação dos profissionais da saúde no escopo dos princípios do SUS.
A operacionalização dos componentes curriculares do CESP compreende a prática pedagógica da problematização por meio de metodologias ativas, na qual adota-se uma proposta que favoreça a integração permanente entre ensino - serviço. Os conteúdos estão organizados em quatorze módulos que articulam conhecimentos no campo das políticas de saúde, epidemiologia, ciências sociais, bem como os saberes e experiências dos discentes, articulando-os de forma a favorecer uma visão crítica, integral, articulada e interdisciplinar dos processos, necessidades e problemas de saúde.
O Módulo Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS discute aspectos relevantes à epidemiologia, abordando estudo da frequência e distribuição de doenças, determinantes dos problemas de saúde da população, monitoramento e controle de eventos sanitários e a interrelação entre epidemiologia e serviços de saúde, compreendendo carga horária de 60h distribuídas entre os Momentos de Interação Pedagógica (MIP) presenciais para abordagem de aspectos teóricos conceituais e normativos operacionais relativos ao campo da Saúde Pública, Momentos de Interação Trabalho (MIT), com processos de trabalho e atividades práticas com acompanhamento via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
No primeiro encontro acontecem aulas expositivas e dialogadas, onde são discutidos aspectos históricos, pressupostos teóricos conceituais, determinantes sociais na saúde, indicadores, fontes de dados e sistema de informações. No período entre os encontros os discentes se dedicam a construção dos conteúdos a serem apresentados nos seminários, que ocorreram no segundo encontro. Durante todo o processo os grupos são acompanhados pelos seus respectivos mediadores regionais.
Os temas abordados no seminário incluem: atenção primária à saúde, atenção hospitalar, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, financiamento no SUS, promoção da saúde e prevenção de doenças, infecções sexualmente transmissíveis, gestão de serviços de saúde, avaliação de intervenções e políticas de saúde, saúde materno-infantil, nutricional e alimentar, ambiental, doenças crônicas não transmissíveis, doenças infecciosas, doenças negligenciadas, saúde do trabalhador, violências e acidentes e saúde mental.
A experiência permitiu que docentes, mediadores e coordenadores delineassem estratégias capazes de aperfeiçoar a proposta pedagógica no transcorrer do curso, refletindo em um processo ensino-aprendizagem diferenciado e acolhedor. Os docentes/trabalhadores da saúde aguçaram o olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde locorregional, implicados com a realidade político-social e comprometidos com a transformação permanente da situação de saúde no território. Portanto, a proposta apresentada contribuiu para aplicação dos aspectos conceituais da Epidemiologia,enquanto ciência básica para a saúde pública, no processo de análise e intervenção oportuna em eventos relacionados aos problemas de saúde de determinada população.