Organização da curricularização da extensão em um curso de Graduação em Enfermagem.

  • Author
  • Janaína Ferro Pereira
  • Co-authors
  • Lenira Maria Wanderley Santos de Almeida , Danielly Santos dos Anjos Cardoso , Matheus Henrique Barbosa de Carvalho , Ellem Caroline Alencar Fideles , Deivid Nicolas de Assis Silva , Eurides Vitória Viana do Nascimento
  • Abstract
  •  

     

     

    O curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Alagoas completou meio século em 2023, marcando um momento especial em sua história. Nesse mesmo ano, iniciou-se uma revisão curricular, fruto do trabalho conjunto dos profissionais técnicos e docentes. Essa revisão abrangente do currículo incluiu a integração da extensão universitária. A extensão universitária é vista como um processo amplo, que engloba aspectos interdisciplinares, educacionais, culturais, científicos e políticos. Seu objetivo principal é promover uma interação positiva e transformadora entre a universidade e a sociedade, visando superar desigualdades e exclusões sociais (FORPROEX, 2012, p.15). A inclusão da extensão no currículo foi baseada na Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU, 2012), alinhada às diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Extensão (PNE) e à Resolução 07/2018 CNE/CES. Isso possibilitou a implementação dos Programas Integralizados de Extensão (PIEX) e das Atividades Curriculares de Extensão (ACEs), fundamentais para essa integração. No contexto específico do curso de graduação em Enfermagem, a extensão foi organizada em torno da área de concentração "Enfermagem no cuidado em saúde e na promoção da vida". Essa área é subdividida em duas linhas de extensão complementares. A primeira linha, "Enfermagem, Vida, Saúde, Cuidado dos Grupos Humanos", enfoca a interprofissionalidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante os primeiros quatro semestres, os alunos participam de quatro ACEs com duração de 36 horas cada, sob o tema "Vivenciando o SUS de modo interprofissional". A segunda linha, "Enfermagem, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Cuidado", concentra-se na integração de conhecimentos e práticas inovadoras para aprimorar os cuidados de enfermagem. Nesse sentido, o PIEX - 2 Integração e seis ACEs, distribuídos do 4º ao 8º período, exploram diferentes áreas de interesse, como a produção e utilização de novos insumos para o cuidado de saúde. Essas linhas de extensão, juntamente com os projetos e ACEs correspondentes, são cuidadosamente integradas dentro da área de concentração, garantindo uma formação holística e interprofissional dos estudantes. Os resultados esperados dessa abordagem abrangem desde uma maior participação dos docentes e discentes nos projetos até a ampliação do impacto positivo da universidade na sociedade a longo prazo. Além disso, as produções técnico-científicas resultantes dessas atividades enriquecem o ensino público e contribuem para a disseminação dos valores cidadãos. Por meio da sistematização dessas ações de extensão, a universidade reforça seu compromisso com a interação social, a construção de parcerias estratégicas e a promoção da interdisciplinaridade. Essa abordagem estimula os alunos a desenvolverem um pensamento crítico e reflexivo, preparando-os para enfrentar os desafios complexos do mundo contemporâneo.

     

  • Keywords
  • Educação, Relações Comunidade-Instituição, Enfermagem, Ensino
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back