CURRÍCULO INTEGRADO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: COMPARTILHANDO SABERES E PRÁTICAS COM AS CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS À SAÚDE.

  • Author
  • Danielly Santos dos Anjos Cardoso
  • Co-authors
  • Janaína Ferro Pereira , Lenira Maria Wanderley Santos de Almeida , Maria Aparecida Batista de Oliveira
  • Abstract
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    A formação na área da saúde exige uma abordagem interdisciplinar capaz de preparar os futuros trabalhadores da saúde para analisarem de forma crítica e reflexiva a realidade. Construir um currículo integrado na área da saúde requer pensar no diálogo entre os diferentes saberes e práticas, e as Ciências Humanas desempenham papel fundamental para a leitura contextualizada não só dos problemas e necessidades de saúde, mas sobre as pessoas e suas singularidades, as relações sociais estabelecidas na coletividade, além das práticas e políticas que impactam no campo da saúde e da enfermagem. O objetivo do trabalho é compartilhar a experiência de integração entre as áreas da saúde e das ciências humanas em um curso de enfermagem de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Trata-se de um relato de experiência sobre a construção da Unidade de Aprendizagem Integrada (UNAI) – Universidade, Enfermagem, Saúde e Sociedade a partir da integração entre as áreas de conhecimento, teoria e prática, ensino-serviço-comunidade. A UNAI estuda os aspectos filosóficos, sociais, históricos e culturais da sociedade, universidade, saúde e enfermagem abordando três unidades de aprendizagem a saber: 1. Sociedade, Saúde, Enfermagem e a Universidade: que relações?; 2. Políticas de Saúde no Brasil, Sistema Único de Saúde – SUS e a trajetória histórica da enfermagem; 3. Ambiente, território, saúde, sustentabilidade e diversidade. Atua por meio da Adota a problematização operacionalizada por meio do Arco de Charles de Maguerez partindo da realidade dos territórios da Estratégia Saúde da Família no SUS e utilizando diversas estratégias pedagógicas que estimulem a ação e participação do estudante inclusive com e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação quando pertinente.  Para isto, conta com a existência de trabalha-se com três momentos distintos e complementares: atividades práticas (vivência da realidade), grupos de problematização (atividades individuais e coletivas) e atividades teóricas (estudos individuais e em grupos de aprofundamento teórico da literatura). Assim, o estudante sempre parte da problematização da realidade para a (re)construção do conhecimento, em um movimento de ação-reflexão-ação. Várias estratégias são utilizadas nos diferentes momentos de ensino-aprendizagem, tais como dramatizações, apresentações temáticas lúdicas, visitas orientadas, dinâmicas de grupos, situação problema, mapas conceituais e mentais, linha do tempo, mural interativo, rodas de conversa, filmes, documentários e vídeos, músicas etc. Com a integração entre as áreas foi possível perceber que estudantes e monitores conseguem fazer as conexões dos conhecimentos e práticas de forma mais qualificada, compreendendo de maneira ampliada as suas correlações e implicações para o trabalho e cuidado em saúde e enfermagem no contexto do SUS e também um despertar para o olhar crítico propositivo para suas próprias realidades.

     

  • Keywords
  • Educação, saúde, enfermagem, ensino, curriculo integrado, problematização
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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