UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA ATRAVÉS DA MUSICOTERAPIA NA REABILITAÇÃO PULMONAR

  • Author
  • Giovana Machado Souza Simões
  • Co-authors
  • Letícia Peyneau , Paulo Paraguassú
  • Abstract
  •  

    Apresentação: As doenças pulmonares em geral, estão associadas a morbidade e graves prejuízos da qualidade de vida, principalmente devido a dispneia e limitação para a realização de atividades físicas. O tratamento compreende uma abordagem multiprofissional, adesão aos fármacos, fisioterapia através da Reabilitação Pulmonar, e de forma inovadora a inserção da musicoterapia. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da musicoterapia, através do canto no processo da Reabilitação Pulmonar em pacientes portadores de diferentes pneumopatias.

    Desenvolvimento: O canto faz parte da condição humana desde tempos remotos, durante este ato, ocorrem inspirações rápidas e curtas; expirações lentas e prolongadas contra a glote semifechada; utilização do padrão respiratório costo-abdominal e musculatura respiratória, exigindo maior controle respiratório. Tais características da respiração no canto promovem melhora do padrão respiratório, treinamento da musculatura respiratória, redução da dispneia, aumento da capacidade pulmonar e melhora da qualidade de vida. São realizados encontros mensais com os pacientes, professores da Reabilitação Pulmonar, alunos da Fisioterapia e um musicoterapeuta, utilizando instrumentos musicais, aplicando técnicas de percussão e diferentes melodias e músicas, organizando um grande coral. No decorrer destes momentos, são realizados exercícios respiratórios, conscientização dos movimentos diafragmáticos, além de promover integração interpessoal.

    Resultados: A musicoterapia pelo canto possui notável escalabilidade por ser uma modalidade acessível e dinâmica que atua no biopsicossocial, beneficiando a reabilitação dos pacientes. Trata-se de uma modalidade pouco difundida nos tratamentos pulmonares, com comprovação científica de melhora nas condições pulmonares, cardíacas e psicossociais. Na implementação deste método, os profissionais da saúde acompanharam com proximidade os benefícios da musicoterapia, visto que esse recurso é inovador e promissor na reabilitação dos pacientes com patologias pulmonar. Todos os pacientes que participam deste projeto, relatam melhora da fadiga, dispneia, aumenta tolerância aos exercícios, conseguem realizar com mais disposição as Atividades de Vida Diária e melhora do humor. Neste contexto, a reabilitação pulmonar associada a musicoterapia através do canto, destaca-se por englobar o bem-estar emocional, psíquico e social dos pacientes, bem como a adesão ao tratamento fisioterapêutico e farmacológico proposto pela equipe multiprofissional. Os resultados observados sugerem que a prática do canto contribui na redução transitória no quadro de hiperinsuflação pulmonar. Bem como, reduz o ritmo de deterioração da pressão expiratória máxima, o que pode contribuir na melhora de força da tosse, e de forma associada, melhorar a qualidade de vida.

    Considerações finais: A musicoterapia é viável e destaca-se pela acessibilidade, baixo custo e ausência de altos investimentos tecnológicos, realizando-se em qualquer ambiente e com qualquer paciente considerando suas limitações individuais. A musicoterapia no tratamento de pneumopatas tem apresentado resultados positivos, com relevância numa abordagem terapêutica eficaz e benéfica.

     

  • Keywords
  • Cuidado Humanizado, Musicoterapia, Reabilitação, Fisioterapia, Doenças Pulmonares
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
Back