ATENDIMENTO DE PESSOAS TRANSGÊNERO EM UM AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA VIVÊNCIA ENSINO - SERVIÇO

  • Author
  • Amanda Ramos da Paixão
  • Co-authors
  • Talita Miranda Pitanga Barbosa Cardoso , Marcio Costa de Souza , Ana Beatriz Barros Ferreira da Silva , Ivancarla Santos de Oliveira , Ariel Fagundes Menezes , Robério Oliveira Pedroza Júnior , Wellington Carlos Moreira Júnior , Ana Flávia Souto Figueiredo Nepomuceno
  • Abstract
  • O estudo tem como objetivo relatar a experiência da estagiária de uma universidade federal sobre as perspectivas que envolvem o funcionamento de um Ambulatório LGBT +, localizado em Salvador, Bahia, Brasil. O serviço foi inaugurado em setembro de 2023 e presta atendimento multiprofissional para munícipes de Salvador, com faixa etária acima de 18 anos e que procuram auxílio profissional para sofrimento psíquico moderado, para realização de hormonização e cuidados em saúde sexual e reprodutiva, como a oferta da profilaxia pré - exposição ao vírus do HIV/Aids (PrEP). Esse serviço ambulatorial foi criado com o objetivo de prestar um atendimento mais acolhedor e seguro para a população LGBTQIAPN +, visto que, a transfobia e homofobia institucional ainda é uma realidade no país.

              Diante desse contexto, o estágio é uma oportunidade de enriquecer a formação acadêmica, fugindo da construção de apenas habilidades técnicas. Foi possível perceber o quanto as tecnologias leves relacionais como acolhimento e vinculação são importantes para o cuidado integral e humanizado.  Para além do aprendizado que tive sobre o cuidado profissional, tive a possibilidade de conhecer os medos, anseios e conquistas de pessoas transgênero. Uma vivência que me chamou atenção foi o relato do medo e desconforto de um homem trans em utilizar o banheiro masculino onde seus frequentadores são extremamente observadores. O símbolo de masculinidade centrada no órgão sexual e a invalidação pela sociedade cisnormativa daquelas pessoas que não possuem pênis ainda fazem parte de uma transfobia enraizada que atrapalha uma vivência plena de pessoas transgênero. Também pude presenciar muitas conquistas, como a retificação do nome na certidão de nascimento ou uma cirurgia para retirada ou aquisição de características corporais compatíveis com o gênero que a pessoa se identifica.

                  Para além da grande oportunidade profissional que esse estágio me trouxe, prestar serviços para a população LGBTQIAPN+ é de importância pessoal. Visto que perdi um tio durante o período da pandemia de Covid-19, que tinha se mudado há um ano para outro país com o objetivo de ter uma vida melhor e mais liberdade, pois ele tinha medo da homofobia. E o fato de não poder me despedir dele por conta da pandemia, só fomentou em mim o desejo de lutar por respeito e liberdade para essa população.

    Em suma, é de grande importância o vínculo ensino - serviço para a formação de mais profissionais humanizados e familiarizados com o cuidado universal. Pois, em geral, as formações superiores atuais capacitam os profissionais de forma técnica e o desenvolvimento das habilidades e atitudes para o cuidado com a diversidade ficam a cargo das experiências de pós graduação.

                Cabe ainda destacar a importância de implantação de mais serviços ambulatoriais, com perspectivas de atender esse público em especial. Ademais, destaca-se a grande relevância de experiências como essas para a formação de profissionais de saúde. Outrossim, destaca-se a grande relevância de equipes multiprofissionais voltadas para atender essas pessoas em todas as suas individualidades e singularidades. 

  • Keywords
  • transgênero, experiência, serviço de saúde
  • Subject Area
  • EIXO 6 – Direito à Saúde e Relações Étnico-Raciais, de Classe, Gênero e Sexualidade
Back