METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO MÉDICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NO CENÁRIO DE DESCRÉDITO NA CIÊNCIA

  • Author
  • Leonardo Rosa Monjeló
  • Co-authors
  • Pedro Augusto Pimenta de Almeida , Victor de Carvalho Vaz Ferreira , Fernanda de Oliveira Ferreira Andrade , Lélia Cápua Nunes
  • Abstract
  • Apresentação: O Ministério da Educação (MEC) tem optado por implementar metodologias ativas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos projetos pedagógicos dos cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Em 2024, nos 10 anos de construção das Diretrizes Curriculares  Nacionais (DCN), em um cenário de crescimento do negacionismo e do descrédito na Ciência, é pertinente a reflexão do papel das metodologias ativas na formação médica baseada em evidências enquanto ferramenta de enfrentamento à crise da Ciência que já se vê circundando a comunidade médica do país. Portanto, buscou-se refletir sobre a experiência de vivenciar o emprego da metodologia ativa no curso da disciplina de Temas Integradores de Clínica Ampliada I (TICA I) do segundo período de uma escola médica federal do interior de Minas Gerais. Desenvolvimento do trabalho: A disciplina de TICA I é ministrada na forma de três encontros ao longo do período acadêmico e os discentes se deparam pela primeira vez com um caso advindo da prática dos serviços de saúde que devem estudar, avaliando o paciente do ponto de vista biopsicossocial. No primeiro encontro, os alunos devem formular perguntas que deverão ser respondidas no encontro seguinte e cujas respostas encontradas devem se basear em evidências científicas. Dessa forma, o aluno se vê de frente com a necessidade de formular uma pergunta que responda uma dúvida do caso clínico, de encontrar fontes para sua investigação, de aprender como investigar, de avaliar evidências encontradas, entre outras habilidades. No terceiro encontro, os alunos têm a oportunidade de levar as dúvidas e discutir com o profissional responsável pelo caso original. Resultados: O curso da disciplina foi de fundamental importância para a aquisição de habilidades de raciocínio clínico e científico e de autonomia no processo de ensino-aprendizagem, o que ganha especial contorno quando é levado em consideração o fato de que essa é uma disciplina presente do segundo ao quarto período, que propõem transversalidade e integração de um currículo tradicional. O aprendizado longitudinal dessas habilidades é de grande valia quando se tem em vista a importância da formação de profissionais que se baseiam em evidências na prática clínica. E esse aprendizado, quando executado ativamente, contribui igualmente para a tomada de decisões do futuro profissional, para a percepção da pessoa a ser assistida  enquanto um ser integral, para a compreensão da relevância de um sistema público de saúde no cuidado da pessoa. A avaliação crítica de evidências e a consideração das determinações sociais do processo saúde doença, que irão influenciar a tomada de decisão, constituem-se indispensáveis para o profissional e sua valorização por parte do MS demonstra  postura favorável à Ciência e contrária ao negacionismo crescente. Considerações finais: Conclui-se que as DCN e a postura da BNCC de valorização de metodologias ativas, enquanto políticas educacionais voltada à resolução da crise Científica instaurada no país, são fundamentais para a formação de profissionais competentes e preparados para um sistema de saúde da dimensão e da complexidade do Sistema Único de Saúde. 

  • Keywords
  • Metodologia ativa; Medicina Baseada em Evidências; Ciência
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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