Introdução:
Linhas de cuidado visam promover a saúde e evitar agravos com alto índice de morbimortalidade na vida da população atendida nos territórios de saúde da família, e são monitorados por Programas de Indicadores de Saúde, federais e municipais, a exemplo do Previne Brasil. Os municípios recebem incentivos financeiros a partir desses indicadores, incentivando um olhar atento pelas equipes, que devem atender de forma sensível e sistematizada neste contexto.
Objetivo: Capacitar Enfermeiros para a atuação nas linhas de cuidado na Estratégia de Saúde da Família.
Metodologia:
Relato de experiência acerca da proposta do Programa de Mentoria Profissional, elaborado a partir da experiência profissional da autora, que tem experiência de 20 anos de atuação em Enfermagem de Família, formação por Residência Multiprofissional e Especialização em Saúde da Família, Preceptoria no SUS e Docência em Enfermagem, além de vasta experiência em cenários diversos de APS (de zona rural, saúde suplementar e gerência de saúde em grande centro urbano).
O Programa foi elaborado de setembro de 2023 a janeiro de 2024, reunindo referências teóricas do Ministério da Saúde, norteadores da APS. Os temas são abordados em videoaulas pela plataforma Google Meet, onde recebem aprofundamento com aplicação de metodologias ativas de ensino, para construção conjunta que visa a sedimentação dos conteúdos.
Trata-se um Programa de Mentoria Profissional, que pretende instrumentalizar Enfermeiros para assumirem uma Equipe de Saúde da Família em 60 dias. Enfermeiros já graduados recebem orientação profissional à distância, assim como suporte no processo de aprendizado, pelo período contratado.
O Programa contempla todas as linhas de cuidado em Atenção Primária à Saúde, a saber: acompanhamento dos ciclos de vida, imunização, doenças crônicas não transmissíveis, doenças infecciosas (HIV, IST, Tuberculose e Hanseníase), além de prevenção e detecção precoce de agravos com maior mortalidade em populações específicas (câncer de colo uterino e de mama). Instrumentaliza também quanto ao uso das ferramentas de Gestão, Indicadores de Saúde, Controle Social e Gerenciamento de Equipes.
Desenvolvimento.
Com duração de 60 dias e 2 encontros semanais de 2' 30" de duração por semana, orienta para uma atuação fundamentada e prática, com facilitação de raciocínio clínico a partir de linhas-base e fixação de conteúdos a partir da utilização de metodologias ativas de ensino.
Resultados esperados:
Espera-se que em 60 dias o Enfermeiro seja capaz de conduzir atendimentos e rotinas de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, a partir das reflexões criadas, discussão de casos e se baseando em material norteador, distribuído no momento da aquisição do programa.