O Desenvolvimento Humano Organizacional no complexo hospitalar: uma amostra da saúde pública carioca

  • Author
  • Simone Valério da Silva Santanna Faria
  • Co-authors
  • Aline Cristina Estacio da Silva , Fabio Henrique Silva Melo , Itamar Cabral Monteiro , Rosiane Nunes do Nascimento
  • Abstract
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    A área de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) é um subsistema de Recursos Humanos voltado para o acompanhamento e desenvolvimento profissional do mais valioso recurso de qualquer instituição: os colaboradores. Pautada nos pilares Ambientação, Desenvolvimento de Lideranças e Equipes e Gestão de Desligamento e embasado no modelo de gestão por processos e gestão por competências, os profissionais são treinados e desenvolvidos para melhoria contínua do seu processo de trabalho.

    Considerando o número efetivo de profissionais envolvidos na organização hospitalar estudada, utiliza-se como estratégia inicial o foco no desenvolvimento da liderança, de modo que os mesmos sejam preparados para replicarem o conhecimento adquirido para os demais membros de suas equipes. Revelando assim, a notoriedade da gestão em sua totalidade mediante aos estímulos através de treinamentos, oficinas, acompanhamento, acolhimento com escuta ativa e gerenciamento de conflitos interpessoais.

    Em um período de 08 meses, foi implantado o Programa Boas Vindas (Tutoria) que consiste na melhoria da experiência inicial do novo funcionário da unidade, através de práticas de acolhimento e empatia focadas na primeira semana de trabalho, realizadas por colaboradores treinados pela área de DHO e direcionados pelas respectivas lideranças. O Programa Novos Gestores também foi implantado neste período, objetivando explicitar e familiarizar toda gestão do complexo hospitalar sobre os fluxos institucionais da área, as competências que serão observadas e desenvolvidas e as ferramentas utilizadas neste processo.

    Por meio da metodologia descritiva, o estudo revela relatos de experiências observadas e vivenciadas por duas pesquisadoras componentes do quadro de funcionários de Gestão de Pessoas, referente uma população de 34 lideranças, atuantes ativamente nas unidades pesquisadas. As lideranças são divididas em 01 Gerência Administrativa, 01 Gerência de Enfermagem, 10 Coordenações Administrativas, 06 Coordenações de Enfermagem, 01 Coordenação Multidisciplinar e 13 Chefias Médicas.

    Desde a implantação da área de Desenvolvimento Humano Organizacional, observa-se a necessidade latente do cuidado com os profissionais gestores de saúde, entendendo que toda máquina hospitalar conta com uma cadeia hierárquica reflexo do modelo de liderança desempenhado. Este estudo revelou as forças e fragilidades da implantação de cada subsistema e ferramenta propostos, considerando a experiência singular da gestão incluída, os desafios da conscientização sobre a importância da participação unânime nas oficinas propostas, além de evidenciar as principais competências carentes de desenvolvimento.

    O resultado esperado consiste na melhoria contínua da experiência profissional de cada colaborador que compõe o quadro de funcionários do complexo hospitalar, compreendendo o momento da admissão até a descontinuidade do mesmo com a instituição, de modo que a liderança favoreça, através de ações, a humanização das vertentes deste processo, de modo que haja a otimização dos resultados na assistência ao usuário e acompanhantes dos Sistema Único de Saúde.

  • Keywords
  • Desenvolvimento Humano Organizacional; Gestão; Acolhimento; Melhoria contínua
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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