INTRODUÇÃO Ao adentrar no ambiente acadêmico, estudantes da área da saúde, de maneira geral, deparam-se com novas experiências que vão desde a possibilidade de realização de metas, até o adoecimento proveniente do próprio contexto em que estão inseridos. Nesse sentido, os estudantes de medicina têm os maiores índices de estresse e desordens mentais quando comparados ao restante da população, o que em muito tem relação com a rotina extenuante, as múltiplas pressões pelas quais passam e sentimentos como a frustração. A atenção plena ou mindfulness é uma prática meditativa baseada no ancoramento do pensamento no momento presente, no qual lembranças e preocupações futuras são levadas a segundo plano, dando enfoque no “agora". O mindfulness é uma maneira de interpretar a realidade, baseando-se no momento a momento, com a atenção voltada ao momento presente sem julgamento e reatividade. Logo, essa prática funciona através do reconhecimento de sentimentos e pensamentos sem julgamento, possibilitando um melhor enfrentamento da realidade e das situações estressantes. À vista disso, o desenvolvimento de qualidades como a empatia, melhor administração dos sentimentos e não julgamento atrelados a melhorias cognitivas, são alvos interessantes ao se analisar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes da área da saúde durante seu percurso pela graduação e futura vida profissional. Sendo, assim, uma importante alternativa a ser utilizada pelo corpo discente. Portanto, esse trabalho de revisão integrativa explora e sintetiza as evidências disponíveis na literatura sobre os impactos do mindfulness no desempenho acadêmico dos estudantes da área da saúde. Ao examinar estudos que abordam essa interseção entre a prática de mindfulness e o sucesso acadêmico, compreende-se de que modo a incorporação dessas técnicas pode auxiliar à promoção da saúde mental e, consequentemente, influenciar de forma benéfica a trajetória acadêmica desses estudantes. OBJETIVO GERAL Analisar as evidências disponíveis acerca dos impactos da prática de mindfulness no desempenho acadêmico de estudantes da área da saúde. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Avaliar os níveis de estresse e desordens mentais em estudantes da área da saúde; Compreender os benefícios da prática de mindfulness na redução do estresse e promoção do bem-estar dos estudantes da área da saúde; Explorar os efeitos do mindfulness na melhoria da cognição, capacidade de comunicação e empatia dos estudantes; METODOLOGIA Foi realizada uma revisão integrativa de literatura. Nas seguintes etapas: Identificação do tema; Definição da pergunta de pesquisa com base na estratégia PICO (Patients population; Intervention; Comparison; Outcomes). Em seguida, realizou-se a busca de artigos envolvendo a temática envolvida, utilizando as terminologias cadastradas nos descritores em Ciências da Saúde (DeCs) criados pela Biblioteca Virtual em Saúde, desenvolvido a partir do Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medcine. Os descritores utilizados foram: “estudantes da área da saúde”, “mindfulness”, “desempenho acadêmico", “students, health occupations", “mindfulness” e “academic performance”. Para o cruzamento das palavras chaves, foram utilizados os operadores booleanos : “AND” e “OR”. Realizou-se um levantamento bibliográfico por meio de buscas eletrônicas nas seguintes bases de dados: Scientif Eletronic Library Online (SciELO), National Library of Medicine (PubMed), EbscoHost, Google Acadêmico. Os critérios de inclusão, limitou-se a artigos escritos em português, inglês e espanhol publicados nos últimos 10 anos (2013 a 2023), que abordassem o tema pesquisado e que estivessem disponíveis eletronicamente. Após a seleção os artigos foram exportados para o software Rayyan QCRI, para exclusão dos duplicados, sempre com dois autores e um terceiro para casos de conflito. Depois foram tabulados em planilhas do excel para organizar a revisão de literatura. RESULTADOS/DISCUSSÃO Dentre os 133 artigos encontrados nas bases de dados, foram selecionados 8 trabalhos que se adequam aos critérios de inclusão estabelecidos. A prática de mindfulness é conhecida por possibilitar melhorias na saúde física e mental dos praticantes, proporcionando a eles um sentimento de bem-estar e potencializando as funções cognitivas. De maneira geral, observa-se que a prática atrelada e aplicada a um contexto de saúde mental já prejudicada pode trazer benefícios como a redução direta de sintomas psíquicos e emocionais, além da forma de autopercepção impactando positivamente a forma como os acadêmicos lidam com estressores e desenvolvem suas atividades acadêmicas. Sob essa ótica, estudos convergem ao apresentar resultados promissores no que se refere à uma diminuição dos níveis de estresse dos estudantes da área da saúde submetidos às intervenções com mindfulness. Fator que para esses autores teve um reflexo direto na forma como os estudantes lidavam com os estressores do curso e gerenciam suas atividades, desenvolvendo habilidades referentes à atenção ao momento presente e potencializando seu empenho. Outrossim, um estudo analisou por um período de três anos estudantes de medicina a prática de mindfulness e a relação com desempenho dos estudantes em exames. Concluiu-se que houve uma melhoria nos índices de desempenho acadêmico e na convivência social por intermédio do que foi aprendido pelos alunos nas sessões. Infere-se, dessa forma, que a prática mesmo que a curto prazo pode acarretar benefícios cognitivos. Nesse sentido, apontam-se contribuições significativas do mindfulness no período pós prática, ao trazer relatos de estudantes e comparar seus desempenhos pré e pós sessões, evidenciando, de acordo com os relatos dos estudantes, uma melhoria no que tange a habilidade de se manter concentrado, ou seja, focado em suas atividades estudantis, e de sua capacidade de lidar com estressores e adversidades cotidianas.Estudos convergem quanto às melhorias cognitivas visíveis após o período de intervenção, demonstrando uma diminuição nos tempos de resposta no controle executivo, além de uma visível melhoria na capacidade de seleção e atenção, que embora não tenham sido significativamente grandes foram atreladas aos processos aprendidos pelos estudantes durante as sessões. No entanto, embora seja possível observar melhorias no bem-estar, na qualidade de vida e na saúde geral dos estudantes, muitos dos resultados encontrados em determinados estudos são limitados devido a fatores como o número restrito de participantes. Ademais, vale pontuar os tipos de intervenções utilizados, embora tenham como pilar central a prática de mindfulness, apresentaram diferenças quanto às técnicas e métodos aplicados. CONCLUSÃO Considerando a análise realizada nesta revisão, é evidente que a prática da atenção plena oferece benefícios que vão além da esfera da saúde mental e emocional. Destacam-se melhorias significativas no gerenciamento do estresse e no aprimoramento da capacidade cognitiva, sugerindo possíveis melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes. Essas considerações destacam claramente a necessidade premente de pesquisas futuras que se aprofundem na compreensão dos mecanismos pelos quais o mindfulness influencia diretamente o desempenho acadêmico dos estudantes da área da saúde. Além disso, ressaltam a importância fundamental de desenvolver intervenções mais específicas e adaptadas às demandas únicas desses estudantes.