VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A ENFERMEIROS INTENSIVISTAS PEDIÁTRICOS

  • Author
  • CAMILLA CRISTINA LISBOA DO NASCIMENTO
  • Co-authors
  • IVANEIDE LEAL ATAÍDE RODRIGUES , LAURA MARIA VIDAL NOGUEIRA , ERLON GABRIEL REGO DE ANDRADE , ALEXANDRE AGUIAR PEREIRA , MARCELO WILLIAMS OLIVEIRA DE SOUZA , MARIANE CORDEIRO ALVES FRANCO , JAILSON DE ASSIS RIBEIRO
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO: As Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) são locais destinados à prestação de assistência especializada a pacientes em estado crítico que necessitam da assistência com atenção profissional contínua e intensiva. Nesse contexto, a enfermagem apresenta papel é protagonista no cuidado e assistência contínua de pacientes ali assistidos, visto que cabe a essa categoria a função de acolher, e administrar, além de organizar, controlar e beneficiar práticas do cuidado. Nesse contexto, observa-se o uso de Tecnologias Educacionais (TE) com finalidade de contribuir e oferecer esclarecimentos a equipe de enfermagem na UTIP. Além da importância da construção, ressalta-se que, para sua efetiva utilização, é necessário que passem pelo processo de validação. Esse processo consiste na análise de diversos itens como objetivos, estrutura e relevância da TE, além de analisar demais aspectos que apresentam importância para se torne a ferramenta se tornar um instrumento efetivo no seu uso, por isso a validação deve ser realizada por especialistas expertises na área foco de seu tema central. Diante disso, o objetivo desse estudo foi de validar uma Tecnologia Educacional sobre práticas de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de uma pesquisa metodológica descritiva realizada em 2023, em duas etapas: validação do conteúdo com a submissão da tecnologia aos juízes-especialistas expertises e com os juízes técnicos designer gráfico, pedagogo e professor de língua portuguesa. Os juízes realizaram a validação por meio de um instrumento em escala Likert. Para medir a concordância, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo, considerado validado com o valor maior que 0,80. Além disso, foi aplicado o teste de Coeficiente alfa de Cronbach para verificar a confiabilidade dos resultados de cada bloco. RESULTADOS: Participaram 16 juízes, apresentando Indice de Validade de Conteúdo geral 0,92. Além disso, foram acatadas as sugestões dos juízes no produto e, assim, validado a cartilha intitulada “UTI Pediátrica: guia para enfermagem”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que a validação incentive a construção de novas ferramentas, especialmente, na área enfermagem.

  • Keywords
  • Tecnologia Educacional, Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica, Enfermagem
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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