TECNOLOGIA SOCIAL: RECURSO INDUTOR DE EDUCAÇÃO E BEM ESTAR EM SAÚDE

  • Author
  • Julia Zago de Barros
  • Co-authors
  • Layane Colling , Andressa Alberti Fumaco , João Pedro Jung dos Santos , Manuel Albino Moro Torres
  • Abstract
  • Embora o Brasil realize investimentos significativos na área da saúde para alcançar os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os índices relacionados à saúde social são alarmantes, já que as abordagens utilizadas persistem principalmente verticais, fragmentadas e focadas em um único profissional, em vez de adotar padrões inclusivos e holísticos. Além disso, a segmentação do conhecimento na formação em saúde prejudica a compreensão ampla dos processos de saúde e doença, assim como a aquisição de habilidades necessárias para atuar de forma colaborativa e interprofissional.

     Desse modo, a ideia de Tecnologia Social (TS) engloba recursos educacionais desenvolvidos em interação com a comunidade, que representam soluções eficazes para transformação social, respondendo às necessidades reais dos usuários. A TS promove a inclusão e o empoderamento de indivíduos, famílias e comunidades, potencializando a educação em saúde como um fenômeno complexo e multidimensional. Dessa maneira, objetiva-se elucidar que a educação em saúde vai além de métricas quantitativas, valorizando as interações, associações e as especificidades locais e que, quando vista de forma ampla e contextualizada, busca reconstruir conhecimentos, repensar paradigmas, revisitar conceitos e contribuir para o bem-estar humano e social. 

     

    Ademais, a TS mostra-se como uma ferramenta extremamente efetiva na busca por essa educação em saúde compartilhada, uma vez que, por meio de processos colaborativos e participativos, como os grupos focais operativos, fortalece a ideia de que as ações educativas devem promover a autonomia individual e coletiva dos usuários de saúde. Por conseguinte, a TS caracteriza-se, com base na análise realizada, como ferramenta de construção e de desenvolvimento comunitário fundamentada em processos colaborativos e práticas interdisciplinares, o que favorece a interação, a interprofissionalidade e a resolução de problemas em saúde e em outras áreas. Sendo assim, há promoção, pois, de inovação social e de soluções às demandas da sociedade, por meio da  interação e do engajamento dos atores sociais.

  • Keywords
  • Educação em saúde, Tecnologia social, Práticas interdisciplinares
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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