Atividade de Educação Alimentar e Nutricional - Desvendando os rótulos alimentares: Relato de experiência

  • Author
  • HELEN TIEMI YAMAMOTO
  • Co-authors
  • KAMILA DA SILVA RODRIGUES , ANA PAULA ALVES DE SOUZA
  • Abstract
  •  

    A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante estratégia para a promoção de uma alimentação adequada e saudável, principalmente no atual cenário alimentar e nutricional do Brasil. Há uma tendência de aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e redução na ingestão de alimentos in natura entre os brasileiros, principalmente entre os adolescentes. Essa tendência é uma das principais causas para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis e a EAN assume um papel importante para essa mudança. Nesse contexto, a leitura de rótulos é uma ferramenta fundamental que possibilita a realização de escolhas alimentares conscientes e saudáveis. O objetivo deste estudo foi  relatar uma atividade de EAN realizada em uma escola privada do município de Cuiabá com estudantes do 7º ano. A atividade foi realizada durante o estágio supervisionado de Nutrição em Saúde Coletiva, que teve como tema “Desvendando os rótulos alimentares”, o objetivo da atividade foi incentivar os estudantes a lerem  e interpretarem as informações nutricionais nos rótulos alimentares estimulando a adoção de escolhas alimentares mais saudáveis. A ação foi desenvolvida com 19  estudantes  do 7º ano de  uma escola privada do município de Cuiabá - MT, no mês de abril do ano corrente. Durante a atividade, foi apresentado um rótulo frontal e traseiro de um alimento ultraprocessado, explorando os símbolos alto em açúcar adicionado, gordura saturada e sódio, a lista de ingredientes, a quantidade total de açúcar indicada na tabela nutricional e as informações sobre alergênicos. Na sequência, os estudantes puderam ver em embalagens plásticas a quantidade de açúcar, óleo e sal presentes no alimento exposto. Posteriormente, a turma foi dividida em grupos com até cinco participantes para responderem um questionário contendo perguntas sobre sobre o rótulo do produto discutido a fim de avaliar a compreensão sobre o conteúdo. A maioria dos estudantes respondeu corretamente às questões,  demonstrando compreensão de que se tratava de um alimento ultraprocessado. Além disso, relataram que já haviam consumido aquele alimento, e ainda conseguiram identificar o número de ingredientes, e os tipos de aditivos químicos adicionados ao produto.  Por fim, foram discutidos os resultados expostos e enfatizado a importância da leitura dos rótulos alimentares para escolhas mais conscientes dos alimentos. Conclui-se que a EAN implementada demonstrou sua eficácia, uma vez que os estudantes demonstraram entusiasmo com a ação realizada e compressão no conteúdo administrado, destacando assim a relevância da EAN na promoção de escolhas alimentares mais saudáveis.

  • Keywords
  • Educação Alimentar e Nutricional, Rotulagem de Alimentos, Nutrição do Adolescente.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back