“COMO PREVENIR UMA NOVA GRAVIDEZ? MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OFERECIDOS PELO SUS”: O GUIA DE ORIENTAÇÕES

  • Author
  • Brida Luisa Torres Duque
  • Co-authors
  • Caroline Souza Soares , Geisa Santana de Oliveira , Yana Sara Gonçalves Teixeira , Wânia Ribeiro Trindade , Greyce Pollyne Santos Silva Minarini , Rita Inês Casagrande da Silva
  • Abstract
  •  

    Este relato de experiência tem como objetivo descrever o processo de construção e distribuição de um guia elaborado por acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo ( UFES), em 2023. Durante o estágio supervisionado em uma maternidade de alto risco, foi realizado um diagnóstico situacional com o intuito de compreender as particularidades e características dos pacientes. Com isso, identificou-se um quantitativo elevado de mulheres com múltiplas gestações não planejadas, dúvidas sobre os métodos contraceptivos, juntamente com o desejo em não ter mais filhos. Diante disso e com o intuito de informar os direitos relacionados à saúde sexual e reprodutiva, ofertando conhecimento e incentivando a corresponsabilização (paciente e profissional de saúde), iniciou-se a elaboração de um guia sobre os métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e o fluxo para obtenção dos mesmos, de maneira instrutiva, de fácil acesso e entendimento. O guia desenvolvido foi intitulado “Como prevenir uma nova gravidez? Métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS” e foi elaborado no formato de um folder dobrado em 3 partes, tamanho A4. Sabe-se que a permanência do estudante no setor é temporária, então com o intuito de garantir a continuidade do projeto foi preciso fortalecer o vínculo entre equipe, estudantes e temática. Sendo assim, o instrumento foi apresentado previamente às enfermeiras do setor para que pudessem realizar sugestões, correções e participarem efetivamente da elaboração do mesmo. Optou-se em estipular espaços para cada método contraceptivo ofertado pelo SUS, onde se elaborou uma breve explicação juntamente com as “vantagens” e “desvantagens” do seu uso. Estes métodos foram: preservativos, dispositivo intrauterino (DIU), anticoncepcional oral e injetável, anticoncepção de emergência, laqueadura e vasectomia. Foram incluídos espaços destinados para outras orientações, como às condições estipuladas para a realização dos métodos cirúrgicos; o papel da atenção primária para a garantia do método escolhido e uma aba reforçando sobre o papel do preservativo como método de barreira capaz de prevenir infecções sexualmente transmissíveis. Após a finalização do material foi realizada a primeira distribuição, onde além da entrega do guia, conversamos sobre a temática com as/os pacientes, seus/suas acompanhantes e respondemos os questionamentos.  A partir do retorno positivo, foram elaboradas novas estratégias para garantir a continuidade desta atividade, estas envolveram com maior abrangência os profissionais do setor, como: recepcionistas, equipe de classificação de risco e os enfermeiros do alojamento conjunto (puérpera e recém nascido) e da ginecologia. Esta experiência nos levou a compreender a importância sobre a implementação dos materiais educativos, que além de gerar informações podem ser usados como disparadores de determinados assuntos. Neste caso, foi usado para estimular questionamentos e ser um guia para as pessoas que gestam.

     

  • Keywords
  • Materiais Educativos e de Divulgação; Anticoncepção; Gravidez não Planejada; Maternidades; Educação em Saúde;
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back