As crianças e adolescentes passam por mudanças físicas, emocionais e mentais, manifestando novos comportamentos e adotando novos hábitos. Nesse sentido, é essencial fornecer orientação e apoio, destacando a importância de uma alimentação saudável. A escola tem um papel fundamental para promover hábitos saudáveis, uma vez que, é o local onde crianças e adolescentes passam a maior parte do seu tempo. Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), desempenham uma importante estratégia para incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis. Sendo assim, visando que os estudantes experimentem novos alimentos, texturas e sabores, elaborou-se um lanche surpresa. O objetivo deste estudo foi elaborar um lanche surpresa para estudantes do 1 ao 9º ano e servidores de uma escola privada do município de Cuiabá. A atividade ocorreu durante o estágio supervisionado de Nutrição em Saúde Coletiva, no mês de abril do ano corrente. Inicialmente foi definida a escolha do lanche surpresa e optou-se por duas preparações, um suco de frutas vermelhas com beterraba e um sanduíche natural com patê de ricota e damasco. Antes de realizar os testes de aceitabilidade, as receitas foram testadas. Após o término do lanche, os estudantes e funcionários da instituição foram convidados a participarem da avaliação. Para avaliar a aceitabilidade dos lanches, foram distribuídas fichas contendo a escala hedônica facial simplificada, na qual os participantes indicavam se gostavam, ficaram indiferentes ou não gostaram. Por fim, as fichas foram coletadas e contabilizadas para análise. Foram coletadas 92 fichas, provenientes de estudantes e servidores de ambos os sexos. Entre os participantes, 68,5% (n=63) gostaram, 18,5% (n=17) ficaram indiferentes e 13% (n=12) não gostaram dos lanches. Conclui-se que a maioria dos participantes avaliou positivamente as preparações oferecidas. A avaliação da aceitabilidade das preparações é importante para garantir a qualidade e a satisfação dos comensais em relação a alimentação distribuída em âmbito escolar.