Socialização sobre Inteligência Artificial no meio acadêmico: Relato de experiência

  • Author
  • Danielle Signori de Carvalho
  • Co-authors
  • Laura Bischoff Hartmann , Luisa Fontella Barroso , Natalia Montiel Sponchiado , Bruno Leonardo Winter , Marines Tâmbara Leite , Eliane Raquel Rieth Benetti
  • Abstract
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    Apresentação: Em meio a diversas evoluções tecnológicas que surgem na sociedade atual, a Inteligência Artificial (IA) vem se destacando por conta das suas inúmeras possibilidades de uso. Este recurso é caracterizado por “reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas”, o que nos leva à necessidade de conhecer este recurso e compreender como utilizá-lo no processo formativo, especialmente dos profissionais da área da saúde. Nesse sentido, objetiva-se relatar a experiência de docentes, discentes de graduação e de pós-graduação acerca da socialização e discussão em Grupo de Pesquisa sobre a utilização da Inteligência Artificial no meio acadêmico.

    Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência acerca da socialização e discussão a utilização da IA no meio acadêmico. A Atividade envolveu docentes, discentes de graduação e pós-graduação participantes do Grupo de Estudos sobre o Cuidado nas Etapas do Desenvolvimento Humano (GECEDH), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões. A socialização ocorreu dia 18 de Abril de 2024 das 12:30 às 13:30 horas, em forma de roda de conversa. Previamente os participantes fizeram leituras de artigos e editoriais sobre o tema.

    Resultados: Discentes de graduação e pós-graduação participaram da socialização, tornando o momento esclarecedor e rico de diferentes perspectivas. Dentre elas, destacou-se a importância de fazer uso consciente e responsável da IA, utilizando-a em prol da educação e do processo de ensino-aprendizagem ao invés de proibi-la. Pontuou-se que a IA pode auxiliar na organização de ideias tanto em trabalhos acadêmicos e estudos clínicos quanto no processo de ensino-aprendizagem, entretanto ela não substitui o raciocínio clinico e o pensamento crítico dos discentes e profissionais. Foi salientado, ainda, que este recurso não deve substituir a inteligência humana, mas que pode ser utilizado para potencializar as interfaces analisadas de determinado fenômeno ou acontecimento. 

    Considerações Finais: Muitos recursos de IA estão disponíveis para serem utilizados no meio acadêmico. No entanto, sua utilização tem de ser de forma consciente, criteriosa e responsável no processo de ensino-aprendizagem, tanto por discentes quanto por docentes.

  • Keywords
  • Inteligência Artificial, Sistemas de Inteligencia, Grupos de Pesquisa, Comunicação Interdisciplinar
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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