Apresentação: Relato de experiência da captação de material audiovisual para a composição do banco de memórias do Programa Saúde com Agente, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. O Programa Saúde com Agente foi criado pelo Ministério da Saúde para ofertar formação de nível técnico aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam como agentes de saúde - Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS e a UFRGS. Durante a realização das atividades dos cursos técnicos, a equipe da UFRGS realizou visitas de acompanhamento in loco e, a partir dos relatos de membros da equipe e de depoimentos de estudantes, preceptores e gestores sobre os cursos, procedeu-se o registro audiovisual da experiência de formação técnica.
Desenvolvimento: A partir da constatação da necessidade de construir um “banco de memórias” do projeto, a equipe UFRGS estruturou cronogramas e roteiros de visitas nas diferentes regiões do país para registros audiovisuais e para realização de entrevistas, previamente estruturadas. Para execução dos registros, foram realizados contatos com gestores locais para viabilizar a recepção da equipe, testagem e ajustes nos roteiros de entrevista, além da garantia de cedência de autorização para utilização dos registros para memória e divulgação pública. Destaca-se que a maior parte dos municípios visitados são da região nordeste do país, região que possui presença e importância históricas para os agentes de saúde uma vez que o Programa Agente Comunitário de Saúde foi criado no Ceará.
Resultados: Foram visitados 9 estados e 14 municípios e foram gravados um total de 111 depoimentos, sendo 36 de agentes comunitários de saúde, 19 de agentes de combate à endemias, 28 de preceptores e 28 de membros da gestão municipal envolvidos na realização do Programa Saúde com Agente. Além disso, também foram realizados registros por vídeo, áudio e fotográfico de visitas domiciliares realizadas pelos estudantes (ACS e ACE) no cotidiano do seu trabalho. Compõem os registros de memória muitos trechos de reuniões entre estudantes, preceptores, gestão e representantes da UFRGS. Ao total, foram em torno de 20 horas de material bruto.
Considerações finais: Durante a realização das visitas in loco percebe-se que os atores destacam que o Programa Saúde com Agente proporcionou maior integração entre os trabalhadores, estreitamento e oportunidade de formação de vínculos entre os agentes de saúde e destes com os usuários do serviço de saúde e, principalmente, impulsionou o reconhecimento das profissões de ACS e ACE e de suas atividades nos territórios. Assim, o material produzido documenta a potência da atuação destes trabalhadores no SUS, com registros de ACS e ACE em ação nos territórios, nos serviços de saúde e na vida das pessoas. O trabalho de ACS e ACE é historicamente reconhecido e o banco de memórias do Projeto Saúde com Agente confere o grande destaque a estes trabalhadores e trabalhadoras na construção de um Sistema Único de Saúde efetivamente presente no domicílio dos brasileiros.