Apresentação: O estudo da anatomia humana versa sobre a organização tridimensional das estruturas do corpo humano, bem como o entendimento da dinâmica do organismo em seu estado homeostático, possibilitando a identificação posterior de estados patológicos. Além de, viabilizar, aos estudantes da área da saúde, o desenvolvimento do raciocínio anatomoclínico. Nesse sentido, a fim de proporcionar um melhor aproveitamento dos conteúdos abordados em uma disciplina de anatomia humana do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolveram-se atividades de monitoria. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de Fisioterapia, formulado a partir das práticas de monitoria na disciplina de Anatomia Humana I, realizadas no período de março a abril de 2024. No início de cada semestre letivo, o professor regente da disciplina convida alunos que já foram aprovados anteriormente nessa cadeira para desempenharem o papel de monitores. Os monitores têm a função de realizar a marcação das peças anatômicas, seguindo o roteiro prático da aula, antes da chegada dos discentes da disciplina. Além disso, ficam à disposição dos estudantes para sanar dúvidas e orientar os estudos extraclasse. As monitorias acontecem concomitante à aula da disciplina, na quarta-feira, das 12h às 13h30min. Resultado: Ao final do bloco de conteúdo, diante das dificuldades de visualização e compreensão da organização tridimensional do sistema músculo-esquelético, observadas ao longo das aulas práticas, os monitores voluntários desenvolveram uma ferramenta de gamificação, que relaciona conteúdos teóricos e práticos de Anatomia Humana I. A atividade desenvolvida com os monitorados - que abordou os conteúdos de músculos da face, pescoço, tórax e abdômen - utilizou da plataforma online Kahoot, que permite a criação de jogos educacionais de múltipla escolha. Ao final da atividade, os organizadores puderam observar um bom engajamento dos alunos com o que foi proposto. Sendo assim, observa-se que a monitoria acadêmica é extremamente relevante aos estudantes que a desenvolvem, pois se trata de uma oportunidade de relembrar conceitos já vistos, bem como aprofundar seus conhecimentos e melhorar sua capacidade de relacioná-los de forma interdisciplinar. Ainda, a experiência como monitor proporciona um raciocínio crítico sobre os processos de ensino e aprendizagem. Considerações finais: Dado o exposto, a monitoria acadêmica é uma tarefa importante aos estudantes que a desenvolvem, sendo uma oportunidade singular, que auxilia no seguimento do curso bem como cria competência de explicação do conteúdo. Além disso, coadjuva no enriquecimento curricular e serve como Atividades Complementares de Graduação (ACG).