Os impactos do grupo PET PISC em um município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul

  • Author
  • Cicília Portinho da Silva
  • Co-authors
  • Gabriela Zacharias Andres , Maria Laura Gaeta Hipólito da Silva , Ana Laura Alves Saraiva , Yasmin Ferreira da Rosa , Rodrigo de Souza Balk
  • Abstract
  • O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa instituído pelo MEC em 2005. Tem como objetivo promover atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão visando complementar a formação acadêmica. Nesse contexto, em 2010 surge o PET Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), constituído por discentes dos cursos de enfermagem e fisioterapia, um tutor docente sendo ambos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana. Os objetivos do PET PISC englobam a integração entre discentes, a universidade e a gestão municipal de Uruguaiana, promovendo uma maior integração entre ensino e serviço e consequentemente os serviços de saúde junto à atenção primária em saúde. O Programa visa promover a saúde, reabilitar danos e prevenir doenças, permitindo a troca de conhecimentos de forma integrada e interdisciplinar com ações voltadas para a comunidade. O objetivo deste trabalho é apresentar os benefícios de ações em saúde na comunidade da cidade de Uruguaiana/RS realizadas pelo PET PISC. Os discentes realizam visitas domiciliares, ações no PSE (Programa Saúde na Escola), engajamento em grupos de idosos e adolescentes, como CRAS e CREAS respectivamente, além de pesquisas e ações extensionistas de forma integrada entre equipe de saúde e comunidade acadêmica. As visitas domiciliares possibilitam uma abordagem pessoal, identificando as demandas e incentivando medidas preventivas e educativas. No contexto escolar, a participação de discentes no PSE promove educação em saúde, essa integração entre saúde e educação fortalece os laços entre as escolas, as comunidades e os serviços de saúde. Os grupos destinados a idosos e adolescentes, oferecem um espaço de acolhimento e troca de experiências, fomentando o bem-estar físico e emocional, dessa forma contribuindo para a construção de uma rede de cuidados mais inclusiva e acessível, atendendo às necessidades de famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e cidadania. O grupo impacta a sociedade, especialmente no contexto da saúde coletiva, visando promover a saúde e o bem-estar das comunidades, incluindo a realização de campanhas, conscientização acerca da prevenção de doenças, higiene e saneamento básico, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A integração entre o PET PISC e a comunidade fortalece os laços sociais e a coesão comunitária, promovendo a participação dos usuários do SUS em questões de saúde pública, incentivando o trabalho em equipe e o senso de pertencimento. O envolvimento  em  visitas domiciliares, PSE e integração em grupos comunitários, é crucial para fortalecer os serviços de saúde, promover a educação em saúde e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. Esses projetos ajudam na formação discente que não pudessem esse tipo de contato durante a graduação, contribuindo para a formação de profissionais promotores da saúde. Em suma, o PET PISC desempenha um papel crucial na promoção da saúde coletiva e no fortalecimento dos sistemas de saúde, ao mesmo tempo que oferece aos discentes uma formação prática e interdisciplinar que os prepara para contribuir de forma significativa para o bem-estar da sociedade.

  • Keywords
  • Educação em saúde, Saúde coletiva, Atenção Primária à Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back