INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PAPEL DA SIMULAÇÃO CLÍNICA NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE

  • Author
  • Giulia Dos Santos Goulart
  • Co-authors
  • Ariele Priebe Reisdorfer , Eveline do Amaral Antonello , Graziela Maria Rosa Cauduro , Christiani Andrea Marquesini Rambo , Yuliett Mora Pérez
  • Abstract
  • Introdução: A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) realiza a articulação entre instituições relacionadas à saúde e ensino dos profissionais desta área do conhecimento, com o propósito de consolidar a assistência de enfermagem de forma segura e qualificada. Ela possui diversos polos de representação nos estados do Brasil, os quais dividem-se em núcleos que desenvolvem ações relacionadas ao aprimoramento da segurança do paciente. Uma das vertentes de atuação da REBRAENSP está relacionada à campanha “Abril pela segurança do paciente”, promovida anualmente pelo Ministério da Saúde. A segurança do paciente, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde, refere-se à minimização de riscos desnecessários durante a prestação de cuidados de saúde, sendo uma área de extrema importância devido à possibilidade de ocorrência de diversos riscos e eventos adversos durante os procedimentos. Assim, é crucial que os profissionais de saúde, especialmente os enfermeiros, adquiram e aprimorem habilidades teórico-práticas para a implementação efetiva do cuidado. Portanto, se faz necessário assumir uma abordagem proativa e dinâmica na construção do conhecimento, a fim de abordar questões específicas e fundamentais para o desenvolvimento das competências necessárias. Nesse contexto, a utilização da simulação clínica como ferramenta para o ensino-aprendizagem profissional é extremamente promissora, pois define-se como uma técnica educacional que reproduz situações clínicas o mais próximo possível da realidade, permitindo que profissionais de saúde pratiquem habilidades clínicas e tomem decisões em um ambiente controlado e seguro. Essa abordagem oferece uma oportunidade para os profissionais de saúde desenvolverem competências técnicas, habilidades de comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisões, além de possibilitar a experimentação e a prática sem expor pacientes reais a riscos. Porém, para ser utilizada, precisa-se compreender seus métodos de funcionamento. Objetivo: relatar a experiência de ação relacionada ao ensino e qualificação dos profissionais da área da saúde desenvolvida pela REBRAESNP – Núcleo de Santa Maria/RS, na campanha “Abril pela Segurança do Paciente” de 2024. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado por meio de relato de experiência de realização de uma atividade intitulada “Simulação Clínica: estratégia inovadora para a Segurança do Paciente”, cujo objetivo foi discutir a inserção desta ferramenta de ensino-aprendizagem na formação de profissionais no ambiente acadêmico e, principalmente, como educação permanente dos profissionais nas instituições de saúde, como unidades básicas de saúde, clínicas e hospitais. A atividade ocorreu no dia 23 de abril de 2024, com quatro horas de duração, em um município da região central do Rio Grande do Sul que possui aproximadamente 270 mil habitantes. A atividade de educação em saúde se tratou de um encontro científico organizado pela coordenação e membros da REBRAENSP Núcleo Santa Maria. Para desenvolver a atividade, os membros da Rede se reuniram no mês de fevereiro, em busca de ideias de atividades para contribuir com o ensino, aprendizado e fortalecer a assistência de enfermagem segura e com qualidade. Assim, dentre os temas e datas pensados e propostos, definiu-se a temática e data abordadas. Como ministrante, voluntariou-se uma membro da rede, enfermeira, docente do ensino técnico, mestre e pesquisadora na área de ensino baseado em simulação. Ainda, como mediadoras do encontro, voluntariaram-se duas enfermeiras da coordenação da REBRAENSP Núcleo Santa Maria. Após tais definições, o evento foi divulgado nas redes sociais da REBRAENSP, como Instagram (pelo perfil @rebraensp.sm) e Whatsapp, em conjunto com um formulário de inscrição. Com vistas à maior participação, a atividade ocorreu gratuitamente e em formato híbrido (presencialmente e online via Zoom). O link de acesso, para os presentes virtualmente, foi disponibilizado aos inscritos na data anterior ao evento via e-mail cadastrado no momento da inscrição. Resultados: O encontro presencial ocorreu no auditório da sede administrativa do Hospital Unimed e foi transmitido de forma síncrona para os participantes virtuais. Participaram da atividade 50 acadêmicos, gestores e profissionais de saúde, entre formato presencial e online. Houve participação presencial de pessoas residentes no município sede da REBRAENSP e, virtualmente, de outros polos da rede no país e de outros países da América Latina, como Colômbia e Cuba. A partir do desenvolvimento desta atividade, foi possível compartilhar os benefícios da utilização da simulação clínica para fortalecer o cuidado seguro, sem colocar em risco a segurança do paciente. Além disso, foram discutidas experiências prévias e práticas baseadas em evidências sobre a utilização da simulação clínica no ambiente real de atendimento ao paciente, como forma de reduzir o número de incidentes relacionados à assistência à saúde; detectar falhas latentes à segurança do paciente; testar protocolos; desenvolver competências clínicas e habilidades comportamentais; incentivar o trabalho colaborativo interdisciplinar; e promover uma comunicação efetiva. Assim, a atividade proporcionou uma oportunidade para os profissionais da área da saúde adquirirem conhecimentos sobre a utilização da simulação clínica como ferramenta educacional para aprimorar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz e tomada de decisões na prática clínica segura, tema que foi foco da campanha “Abril pela segurança do paciente” do ano de 2024. Portanto, ao integrar a simulação clínica como parte das atividades da campanha, foi possível alcançar um público amplo e diversificado, promovendo uma conscientização efetiva sobre a importância da segurança do paciente. A atividade foi bem avaliada pelos participantes, os quais manifestaram verbalmente sobre a importância da abordagem do tema. Considerações Finais: Esta ação promoveu a integração entre membros da REBRAENSP – Núcleo de Santa Maria, profissionais atuantes em instituições de ensino e saúde e acadêmicos de enfermagem de diversas localidades. Ainda, destacou a relevância da atuação da REBRAENSP na promoção da segurança do paciente e na qualificação dos profissionais da área da saúde. A utilização da simulação clínica como estratégia educacional inovadora demonstra-se promissora para o aprimoramento das competências dos profissionais, contribuindo para a oferta de uma assistência de enfermagem segura e qualificada. Portanto, a atividade se mostrou como um método eficaz para disseminar o conhecimento e estimular a implementação da simulação clínica nos serviços acadêmicos e assistenciais da área da saúde para qualificar a segurança prestada ao paciente. Em suma, a experiência relatada representa um importante passo na busca pela excelência na assistência de enfermagem e na promoção da segurança do paciente, destacando o papel crucial da educação continuada e da inovação na formação e qualificação dos profissionais da saúde.

  • Keywords
  • Segurança do Paciente, Ensino, Educação em Saúde, Treinamento por Simulação.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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