RESUMO
Introdução: Atualmente, a medicina diagnóstica prioriza um atendimento seguro e eficaz, fornecendo resultados confiáveis para tratamentos médicos. Falhas nesse processo ameaçam a segurança do paciente, causando atrasos e erros diagnósticos 1. O exame de urina é amplamente requisitado e desempenha um papel fundamental no diagnóstico e monitoramento de várias condições médicas. Contudo, a contaminação durante a coleta é reconhecida como uma das principais fontes de interferência na análise do sedimento urinário 1,2. Objetivo: Fornecer instruções claras e objetivas, através de uma intervenção, para colaboradores e pacientes sobre a coleta de urina para exames. Métodos: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem do 9° período de uma faculdade privada de Belo Horizonte no mês de março a abril de 2024, referente a uma ação executada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na região centro-sul de Belo Horizonte. Para viabilidade do projeto, foi observado que os profissionais apresentaram dificuldades para orientar os pacientes quanto a coleta urina e este para realizar o procedimento sem que haja contaminação da amostra, sendo esse nosso público alvo. A partir de uma dialogicidade, criou-se um pôster informativo instalado nos banheiros, de fácil compreensão, com instruções sobre a higiene adequada antes da coleta de urina. Resultados: A intervenção busca conscientizar profissionais e usuários sobre a necessidade da coleta precisa de urina, visando aprimorar a qualidade das amostras, precisão dos resultados, esperando reduzir recoletas,erros econtaminação,assegurandoexamesconfiáveiseproporcionarum cuidado mais eficaz aos pacientes. Conclusão: O pôster informativo se mostrou uma estratégia compreensível e de baixo custo para promover a qualidade e segurança dos serviços de saúde na UPA, evidenciando o impacto positivo da intervenção educativa no cuidado ao paciente, ressaltando a importância da coleta adequada para resultados precisos.