Uso Responsável das Redes Sociais no Combate à Desinformação e Engajamento do Público: o caso do Conselho Estadual de Saúde- ES

  • Author
  • Ednea Harckbart
  • Co-authors
  • Alexandre de Oliveira Fraga , Ana Clara Fraga , Caique dos Santos Pereira , Gilmara Gomes da Silva Sarmento , Maristella Zamborlini Macedo , Mariana Pereira Monteiro
  • Abstract
  • Em meio à avalanche de informações e à disseminação desenfreada de fake news nas redes sociais, o Conselho Estadual de Saúde (CES) assume um papel crucial na promoção da comunicação responsável e de qualidade, especialmente em áreas como saúde pública, onde a credibilidade da informação é fundamental para o bem-estar da população e fortalecimento do SUS. Este protagonismo remonta a cooperação entre o Conselho Estadual e o Projeto de Práticas Inovadoras para a qualificação da Participação Social na Saúde (PDPi), que através da sua equipe de comunicação passou a prestar apoio técnico ao conselho na promoção das atividades deste campo específico. Através do empenho da equipe, o CES obteve a aprovação de suas redes sociais em 2022 e tem produzido conteúdo informativo em diversos formatos e plataformas, buscando uma linguagem acessível e uma estética de fácil compreensão para alcançar seu público-alvo diversificado, composto majoritariamente por indivíduos entre 35 e 64 anos. Essa experiência, além de dar maior visibilidade ao Conselho Estadual de Saúde e às atividades que realiza, busca veicular informações relevantes sobre as principais questões de saúde da população, com base na realização de levantamento e mapeamento periódicos sobre a situação epidemiológica do estado. Cabe ressaltar, ainda, o suporte dado às capacitações realizadas para conselheiros de saúde em áreas interioranas do estado, no que se refere à necessidade de adaptar a comunicação à realidade local, sem renunciar o uso das tecnologias emergentes como QR codes, dentre outras. Neste sentido, a 10ª Conferência Estadual de Saúde, realizada em 2023, representou um grande desafio para a comunicação digital do CES, mas em contrapartida evidenciou também a relevância do uso das redes sociais a partir de uma perspectiva informativa e inclusiva. Foi a primeira experiência do conselho nesse sentido, que através de uma estratégia focada no Instagram, conquistou 301 novos seguidores engajando o público com 157 stories, vídeos, entrevistas e registros do evento, com enfoque na potência da participação dos múltiplos e diversos atores que participaram daquele Fórum. O sucesso da iniciativa demonstrou a importância de dar voz ao público e criar um senso de pertencimento aos seguidores e resultou em um crescimento exponencial de engajamento. Para concluir, consideramos que a comunicação nas redes sociais exige adaptabilidade, criatividade e um compromisso com a verdade para combater a desinformação e alcançar o público de forma eficaz. O CES, por meio de sua atuação, demonstra como a linguagem acessível, a interação com o público e a utilização estratégica das ferramentas digitais podem contribuir para a construção de uma comunicação responsável e engajada, capaz de fortalecer a democracia e promover o bem-estar social.

  • Keywords
  • Comunicação, Redes Sociais, Participação Social
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
Back