Ações colaborativas na extensão universitária: promovendo saúde da criança junto à rede de atenção

  • Author
  • Bruna Schmidt Kruger
  • Co-authors
  • Neila Santini de Souza , Cristina Zini Kaiper , Jaqueline Schneider Lemes , Bruna Oliveira Ungaratti Garzão , Laura Zachow , Evelyn Waldow , Rafaela De Quadros Steffens , Shanda de Freitas Couto
  • Abstract
  • Apresentação: A cronicidade e a deficiência na infância estão relacionadas à condições que geram comprometimento no convívio social e no desenvolvimento, impactando na rotina diária e em mudanças no contexto familiar. As ações do programa de extensão “Viva Criança: ações colaborativas em rede voltadas à cronicidade e deficiência na infância” da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões, são voltadas para este público, envolvendo a família, escola, profissionais da rede de saúde e educação. Por meio das ações, busca-se nortear práticas pedagógicas, promover discussão da educação inclusiva junto às escolas, famílias e comunidade local e regional. Este trabalho apresenta como objetivo relatar a experiência junto à comunidade por meio de ações colaborativas, tendo como foco a cronicidade e a deficiência na infância. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência de ações extensionistas que envolve estudantes dos cursos de enfermagem, zootecnia e nutrição e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade do Campus Palmeira das Missões. As atividades e abordagens junto à comunidade utilizam sessões de equoterapia, rodas de conversa, a educação permanente para professores, profissionais de saúde e familiares, além de informações que são divulgadas nas mídias sociais e cartilhas elaboradas pelos extensionistas. Semanalmente são realizadas sessões de equoterapia e atendimentos clínicos individuais às crianças de dois a dez anos, acompanhadas por familiares. Os atendimentos clínicos são pré agendados e ocorrem junto à  estratégia de saúde da família. Estas ações de extensão preconizam a atenção interprofissional e o trabalho colaborativo, envolvendo os acadêmicos, além de profissionais de saúde e educação da rede de atenção às crianças com deficiência e doenças crônicas. Resultados: Em 2022, foi elaborada pela equipe de extensionistas uma cartilha educativa a partir das demandas das escolas, que aborda direitos humanos, cidadania e legislações, inclusão escolar, acesso aos serviços da rede de atenção da criança no município e região. Entre outros temas, leva informação de forma acessível à comunidade escolar e famílias sobre o desenvolvimento infantil típico e atípico, transtornos de aprendizagem e de desenvolvimento, alertando sobre sinais de alerta e intervenção precoce. Em 2023, foi realizada nova edição da cartilha, para transformá-la em ebook. Nas consultas clínicas do último ano, foram acompanhadas 89 crianças, onde é feito o acolhimento inicial, anamnese, exame físico, escuta ativa da família sobre o cuidado da criança com condição crônica ou com deficiência, orientações, atividades lúdicas, avaliação do crescimento e desenvolvimento, verificação da situação vacinal e plano alimentar. As ações de educação permanente em 2023 até o presente momento, beneficiaram mais de 500 profissionais e familiares, onde foram debatidos temas como estimulação precoce, empoderamento parental, aprendizado de crianças atípicas, intervenções baseadas em evidências, seletividade alimentar, entre outros. As ações são promovidas em parceria com setores do município, envolvendo a rede de saúde, educação e assistência social. Considerações finais: As ações visam contribuir para a formação cidadã dos acadêmicos e a educação permanente de profissionais, família e comunidade, efetivando o trabalho colaborativo e interprofissional, com foco na inclusão social de crianças com doenças crônicas e/ou deficiência.

  • Keywords
  • Educação interprofissional, criança com deficiência, atenção à saúde, educação inclusiva.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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