A necessidade de ampliação da formação em nível de pós-graduação tem sido uma proposta ofertada pela Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia, com a proposta de qualificação, com aspecto resolutivo no que se refere ao preparo dos profissionais inseridos nos serviços de saúde do território. Tal medida possibilita que os profissionais adquiram melhores habilidades e estejam aptos a atuarem nas adversidades que contemplam pontos para avançarem na construção do Sistema Único de Saúde. O estudo objetiva relatar a experiência de tutoria e as estratégias metodológicas para a condução da especialização em Saúde Pública de forma descentralizada no Núcleo Regional de Saúde Nordeste, situado no município de Alagoinhas. Trata-se de um relato de experiência sobre as ações exitosas realizadas durante a prática de tutoria. Para os encontros pedagógicos, via remota, realizados pela Coordenação Gearl do Curso, foi pautado e planejado os conteúdos propostos que atendessem as ementas dos componentes e condução dos Tutores locais. O início das aulas de caráter telepresencial, iniciado no território, foi conduzido com uma apresentação dinâmica para os discentes, sobre a proposta do curso e definição dos pactos para a condução dos componentes de forma prático/reflexiva. No primeiro momento cada discente integrante como trabalhador da Rede de Atenção a Saúde da Macrorregião Nordeste, com um perfil multiprofissional, traduzia a proposta de projeto de intervenção para os espaços de trabalho através de apresentações interativas. Foram apresentadas problematizações com a construção de diálogos em sala, murais interativos e participação em um Fórum via plataforma Moodle. Os conteúdos teóricos mensais eram iniciados com cenários disparadores e apresentação das leituras textuais realizadas previamente. Em cada encontro era revelado um novo aprendizado e tentava-se responder à questão: Qual a atuação do Sanitarista nos contextos de prática e Políticas de Saúde abordados? Durante a aproximação com as temáticas e a necessidade de atividades de aprendizagens práticas, os discentes participaram de reuniões remotas, via plataforma Google meet, conduzidas pelas tutoras da Região Nordeste, para orientações sobre a construção dos produtos. No término de cada temática havia uma roda de conversa, com a intenção de ampliar, entre os discentes, o olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social local. Assim, as vivências expressadas pelos profissionais em cada encontro, as intervenções propostas, bem como a análise de instrumentos para análise situacional de saúde, como os Planos Municipais de Saúde locais, contribuíram para a formação de especialistas em Saúde Pública com uma representação de profissionais envolvidos na organização do sistema de saúde e no processo de trabalho local. Potencializou-se, durante o processo de formação, a redefinição das práticas de saúde no território da Região Nordeste, com as contribuições dos múltiplos saberes de forma criativa, propositiva e oportuna.