Avaliação e desempenho de sistemas e serviços de saúde: notas sobre SUS na pandemia Covid-19

  • Author
  • Antônio Amancio Barbosa Neto
  • Co-authors
  • Rodrigo Tobias de Sousa Lima , Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas - COSEMS-AM
  • Abstract
  • A pandemia COVID-19 alterou contextos de saúde e resultados de saúde no mundo. Isso direcionou os olhares para o papel que o sistema e serviços de saúde brasileiro desempenham diante desta emergência de saúde de importância internacional. Nesse contexto, chama-se a atenção para a avaliação de desempenho de sistemas e serviços de saúde e o papel inerente às práticas de monitoramento e avaliação no Sistema Único de Saúde (SUS).

    No contexto pandêmico, as fragilidades dos sistemas e serviços de saúde tornaram-se de vital interesse a todos. A perda de vidas, a ruptura social e o colapso dos serviços de saúde mostram o ocorre quando surge uma crise e os sistemas e serviços de saúde não estão preparados. Sendo assim, a avaliação de desempenho de sistemas e serviços de saúde destaca-se como ferramenta para o fortalecimento da cultura do monitoramento e avaliação, bem como, para o aperfeiçoamento do SUS. Por tanto, contribui para produção de conhecimentos e para tomada de decisão pela gestão em saúde.

    A avaliação de desempenho de sistemas e serviços de saúde como instrumento da cultura do monitoramento e avaliação, precisa avançar em sua institucionalização. A sua subutilização evidente é atribuída à cultura avaliativa pouco institucionalizada e evidente necessidade de consolida-la no cotidiano dos serviços. Desta forma, torna-se imperativo o fortalecimento da incorporação desta à rotina das organizações de saúde, acompanhando os processos de planejamento e gestão das políticas, programas e serviços de saúde. Sendo assim, buscando otimizar as ações, serviços, programas e políticas de saúde de saúde.

    Avaliar é uma importante ferramenta de prestação de contas. A incorporação desse tipo de controle social e oportunidade de responsabilizar a administração pública pelo desempenho surge como uma proposta para substituir o modelo que privilegia o controle burocrático. Neste contexto, a sociedade tem participação direta nas questões relacionadas aos bens e serviços públicos, desta forma, promovendo o exercício do aprendizado social com a esfera pública. Isto traduz-se em um processo de construção de sujeitos e processo pedagógico emancipatório.

    Este manuscrito foi construído da metodologia revisão narrativa sobre o campo da avaliação, desempenho de sistemas e serviços de saúde na relação com a pandemia COVID-19, onde buscou-se o que há sobre o tema na literatura cientifica contemporânea. Esta revisão narrativa resultou em um capitulo de livro Edital N°01/2022 EDITORA REDE UNIDA – SÉRIE a ser publicado no Livro: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde na Amazônia.

    Em suma, chama-se a atenção para o contexto pandêmico vivenciado e como faz-se necessário observar a importância do relacionamento do tema emergência do COVID-19 à avaliação e desempenho de sistemas e serviços de saúde.  Desta forma, resgata-se o compromisso entre a academia e os serviços, entre a pesquisa e a gestão, removendo obstáculos entre ambas, e ainda, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de monitoramento e avaliação no sistema de saúde brasileiro. 

  • Keywords
  • Avaliação, Desempenho, Sistemas, Serviços de saúde
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
Back