Experiência de uma coordenação pedagógica colaborativa de um grupo de supervisores docentes assistenciais para a formação de cirurgiões-dentistas nas unidades de saúde

  • Author
  • itamar teixeira
  • Co-authors
  • Andreza de Oliveira Melo Souza , Elisa Prezotto Giordani , Fabiano Araújo Brum , Lívia Santana de Oliveira , Margareth Machado , Wellick de Melo Santos
  • Abstract
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    Apresentação

    Um grupo de trabalho para coordenação, alinhamento e orientação dos encontros de práticas pedagógicas de supervisores docentes assistenciais e dos trabalhos de provimento de cirurgiões-dentistas bolsistas nos municípios capixabas se estrutura em encontros e reuniões semanais, que tem como objetivo coordenar estratégias pedagógicas e analisar reflexivamente a atuação e realidades dos docentes assistenciais dos  supervisores e traçar direcionamentos para qualificação e apoio aos profissionais cirurgiões-dentistas bolsistas que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos municípios capixabas.

    Desenvolvimento

    O programa de qualificação profissional Qualifica-APS do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa  e Inovação (ICEPI) criou, de forma ampliada e inovadora, um modelo de coordenação e supervisão pedagógica para apoio à educação permanente das equipes de saúde de um curso de Odontologia de Saúde da Família e Comunidade, o qual provisionou cirurgiões-dentistas nas USF do Estado do Espírito Santo, em parceria com os municípios.

    Essa coordenação se estruturou como uma equipe apoiadora de ensino e aprendizagem dos cirurgiões-dentistas das USF e conta com oito supervisores docentes-assistenciais municipais e uma coordenadora de processos de gestão pedagógicas para auxiliar os profissionais em suas rotinas e realidades nos territórios de saúde.

    Alicerça na aplicação de conceitos dinamicamente inovadores de coordenação, que propõe colaboração da equipe, construindo juntos os processos e atividades de ensinos e aprendizagens ativas, ouvindo e elaborando devolutivas construtivas coletivas, empatia pelo trabalho dos docentes e assistenciais, direcionando caminhos para a melhora no desempenho de supervisão, oferecendo apoio e suporte para as ações educacionais permanentes e do trabalho em equipe.

    Resultados

    Resultou na construção de um tecido coordenador participativo, na modelagem de um grupo de estudo colaborativo, que utiliza o ferramental da análise crítico-reflexiva e considerações coletivas dos encontros docentes assistenciais e de como as metodologias ativas podem contribuir para o cotidiano professoral e dos profissionais de saúde em suas realidades de atuação nas USF municipais.

    A gestão dos procedimentos metodológicos do grupo se define, a cada encontro semanal, com análises crítico-reflexivas colaborativas entre a coordenadoria apoiadora e os docentes vinculados à formação dos cirurgiões-dentistas.

    Se apoia em reuniões para mediação pedagógica dos conteúdos programáticos do Plano de Ação Didática (PAD) para os ciclos mensais de ensino e para a socialização de aprendizagem nos grupos de supervisores docentes assistenciais e profissionais cirurgiões-dentistas.

    Propõe contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e dentistas, ressignificando a prática docente, elaborando devolutivas de aprendizagens, oportunizando técnicas e habilidades, tais como liderança, didática, comunicação, articulação, condução dos relacionamentos  e ampliação do olhar sobre as coletividades.

    Para os cirurgiões-dentistas provisionados nas USF, o grupo coordenador pedagógico e docente assistencial pode estimular novos saberes, construindo conhecimentos que valorizam a inovação, a mobilidade e a flexibilidade necessárias na educação permanente, ressignificando a prática educacional docente assistencial no SUS.

    Considerações finais

    Considera-se que uma coordenadoria pedagógica amparada em um grupo estruturante, se torna colaborativamente coadjuvante de seu grupo de docentes e pode agregar qualidade educacional participativa inovadora ao compartilhar os processos, optando pelo protagonismo dos supervisores assistenciais, de forma dialógica, autônoma, democrática, proativa e colaborativa para o grupo.

     

  • Keywords
  • Metodologias ativas de ensino; Unidade de Saúde da Família, Educação permanente em saúde, Coordenação pedagógica, Supervisão docente assistencial.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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