FITOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA FACULDADE DE MEDICINA DE VITÓRIA-ES

  • Author
  • Henriqueta Tereza do Sacramento
  • Abstract
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    FITOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA FACULDADE DE MEDICINA DE VITÓRIA-ES

     

    Apresentação: A experiência aconteceu em 2022 e 2023, com a oferta de Projeto de extensão Fitoterapia na atenção primária em saúde para acadêmicos de Medicina dos primeiros períodos, da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia do Espírito Santo (Emescam). Observou-se interesse dos acadêmicos e as principais expectativas durante as entrevistas para seleção foram: resgate do conhecimento tradicional que foi preservado pelos familiares e aprendizado para consumo próprio.

    Desenvolvimento do trabalho: Após o projeto ser aprovado pela coordenação de extensão, ele foi divulgado no site da faculdade. A seleção dos alunos aconteceu em clima de muita expectativa e interesse, sendo 100% aprovados. Objetivos do projeto: Oferecer fundamentação teórico-prática sobre Plantas medicinais /Fitoterapia visando o conhecimento de uma prática integrativa e complementar; Qualificar os acadêmicos para atuação em Fitoterapia na atenção primária em saúde; Orientar os discentes para realização de revisão sobre a eficácia e segurança das plantas medicinais conhecidas pela população ; Orientar para a realização de Lives e produção de Cards sobre a temática visando elucidar riscos e benefícios sobre uso de plantas medicinais e fitoterápicos; Incentivar ações de educação em saúde sobre a temática para guardiãs de uma horta urbana comunitária. Foram realizados encontros semanais de duas horas por meio de aulas teórico-práticas, sobre identificação das plantas medicinais mais consumidas pela população e orientação sobre aspectos agronômicos, antropológicos, químicos, toxicológicos e farmacológicos. Foram priorizadas aulas voltadas para o uso consciente bem como sobre prescrição de fitoterápicos padronizados no SUS e utilizados nos jardins terapêuticos das Unidades de saúde da família (UBS). A metodologia utilizada na capacitação dos acadêmicos foram: rodas de conversa, oficinas, visitas de campo em Jardins terapêuticos das UBSs do município de Vitória e na Horta comunitária Paraíso. Para produção de conteúdo sobre as plantas medicinais cultivadas no canteiro de plantas medicinais da Horta comunitária e dos Jardins terapêuticos das UBSs, os alunos realizaram revisão bibliográfica de artigos e construíram as minimonografias, que passaram pela revisão da professora coordenadora. Com o objetivo de alcançar tanto profissionais da área da saúde, como também estudantes e população em geral, as informações continham informações científicas sobre a planta, suas propriedades, o modo de preparo, as doses e contraindicações. Foram contabilizadas as curtidas como uma forma de interação do projeto com a sociedade.

    Resultados: Os discentes conheceram a importância da Fitoterapia para o cuidado integral na atenção primária em saúde bem como a importância da difusão dos conhecimentos com vistas a integração ensino, serviço e comunidade. Introduziu-se novos conhecimentos sobre conceito e aplicação da Fitoterapia considerando que é uma prática integrativa e complementar consagrada no SUS, com características pautadas na saúde preventiva, promoção de saúde e atenção primária orientada para o cuidado de si, do outro e do planeta.

     Considerações finais: Os acadêmicos puderam conheceram a importância da articulação do saber popular e científico para inclusão da fitoterapia no sistema único de saúde e apoio ao cuidado integrativo.

     

  • Keywords
  • educação em saúde, fitoterapia, atenção primária em saúde, extensão universitária
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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