O presente trabalho tem como objetivo apurar os 5 órgãos do sentido de pessoas com deficiência intelectua. Em razão é retirado de um material didático de ensino com a nomenclatura " Dispositivo didático, caixa mágica que é construída de papelão ,onde é feita uma abertura no lado colando uma meia cortada na ponta para que possam colocar as mãos dentro e retirar ou apenas tocar os objetos que contém nela a ideia inicial é incluir as pessoas como ativo na construção do conhecimento feito com possiblidades metodológicas, assim fazendo possivel à promoção da interação entre o conteúdo e o lugar que os cerca aproximando para a curiosidade,contudo mesmo quem nunca teve contato com os objetos ao experimentar estimula sensações e experiências que fortalecem de forma significativa com novos significados que antes eram um obstáculo .Após a caixa ser concluída foi pensado quais objetos iriam compôr a Mesma e ser retirado de acordo com a sua especificidade,Para o sentido da visão foram escolhidos os determinados objetos como lápis de cor e bolas coloridas, para o sentido do olfato foram designados pó de café, cravos da índia e folhas de hortelã, para o Tato esponja de lavar louça, uma pedra e folhas seca, para o paladar, goma de mascar azeda, amendoim, jujubas e chocolates, para Audição, pandeiro de brinquedo, alguns guizos e um sino pequeno. Os objetos foram colocados na caixa somente depois da pessoa ter escolhido em forma de sorteio um dos órgãos do sentido.A caixa mágica sensorial tem a função de aguçar os sentidos da pessoa com deficiência intelectual ajudando a desenvolver a capacidade cognitiva, através de texturas, sons, olhar, e formas beneficiando a mesma por meio de uma brincadeira lúdica. ao sintetizar a importância da composição e organização da pesquisa com estimulos sensoriais ajuda a focar na implementação das possibilidades observadas na intervenção co a caixa promovendo habilidades necessárias ao dessenvolvimento humano nos levando a otimizar estímulos válidos respeitando as caracteristicas específicas de cada sujeito .