DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DE INFANTES EM UMA ESCOLA NA PERIFERIA DE BELO HORIZONTE/MG: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Mariana Gouvêa Junot
  • Co-authors
  • Larissa Miranda Lima , Luiza Pinheiro de Assis Freitas , Maria Luiza Andrade Machado Pedrosa , Natália Gonzaga Silveira Sampaio , Shirlei Barbosa Dias , Marina Rodrigues e Silva
  • Abstract
  • Apresentação: Os emblemas acerca das habilidades socioemocionais de infantes entre 4 e 5 anos de idade no período pós pandemia são uma preocupação do sistema educacional, sendo este um dos temas trabalhados pelo Programa Saúde na Escola, que desenvolve ações preventivas para evitar/minimizar os efeitos da restrição do convívio social no desenvolvimento socioemocional. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de Medicina de uma instituição privada de Belo Horizonte em ações de desenvolvimento emocional com crianças da Educação Infantil em uma instituição pública da mesma cidade. Metodologia: Através de metodologias ativas e de forma lúdica com música, teatro, desenhos, brincadeiras, foram realizadas ações abordando emoções antagônicas, como: amor, ódio, medo, coragem, tristeza, alegria. Foram utilizadas estratégias que favorecessem as crianças externarem sentimentos e promoverem reflexões, situações cotidianas que demandam inteligência socioemocional foram expostas e o comportamento foi observado. Ao final de cada discussão, foi feito um registro (um desenho, uma pintura) para fixação visual e memória afetiva. Resultados: Nos cinco encontros realizados, foram impactadas 60 crianças, que explicitaram dificuldades em lidar com suas emoções, tendo como um de seus fatores a falta de estímulo e alguns, a falta de assistência no ambiente familiar. Após o envolvimento do público-alvo nas dinâmicas, foi constatada uma maior compreensão acerca da resposta emocional em vivências adversas, a exemplo de tristeza e medo. Ainda assim, foi observada a influência da restrição do convívio social que repercute negativamente nas habilidades socioemocionais desses indivíduos, além das limitações cognitivas e emocionais características da idade. Conclusão: Atividades relacionadas à aquisição de competências socioemocionais são de suma importância para o desenvolvimento de infantes que foram privados do convívio social durante o extenso período de pandemia do coronavírus na fase inicial da vida. Vale destacar também o desenvolvimento de habilidades desenvolvidas pelas estudantes de Medicina que contribuíram no processo de formação profissional.

     

     

  • Keywords
  • Palavras-chave: Habilidades socioemocionais; Pré-escolar; Sentimento.
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
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