Apresentação: A Educação Permanente em Saúde (EPS) promove o processo de formação dos profissionais no cotidiano de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS), tendo em vista as necessidades de transformações do cenário de prática. Sendo assim, torna-se imprescindível desenvolver nos profissionais as competências necessárias para atuação em situações diversas, como no cuidado em caso de desastres naturais. Considerando a importância de instrumentalizar os docentes assistenciais para a sensibilização e uma abordagem efetiva com os enfermeiros, este estudo teve como objetivo de relatar a Experiência da Coordenação do Curso de Aperfeiçoamento em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde, no desenvolvimento de Oficinas de Ensino-Aprendizagem com os docentes assistenciais, para diálogo e implementação do Plano de Ação Didática, voltado para o contexto de desastres naturais, evidenciando situações de enchentes. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência da Coordenação do Curso de Enfermagem do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação – ICEPi, envolvendo os docentes assistenciais de enfermagem na realização de 4 oficinas de ensino-aprendizagem que contemplam o cuidado prestado em desastres naturais, com 376 enfermeiros participantes do Programa em 43 municípios do Espírito Santo, no período de novembro de 2023. A proposta emergiu das necessidades educacionais percebidas pelos docentes que privilegiaram a formação crítico-reflexiva, com uso das metodologias ativas de aprendizagem. Foram desenvolvidas oficinas sobre: sensibilização e conscientização da atuação profissional; atribuições da APS em situações de enchentes; discussões de situações problemas; busca de evidências; gerenciamento dos desastres naturais, manejo clínico do paciente e caso de complicações por infecções decorrentes das enchentes. Fortalecendo a integração ensino-serviço de profissionais enfermeiros que atuam na Atenção Primária do estado. Após o processo formativo, foi realizada uma avaliação, sendo assim, os docentes receberam da coordenação do curso o link para aplicar o questionário do Feedback das atividades propostas e desenvolvidas com os profissionais enfermeiros. Resultados: Observou-se melhor percepção profissional de atuação no território, pois alguns vivenciam paulatinamente situações semelhantes. Foi possível perceber a importância da abordagem educacional com esta temática, fazendo com que os enfermeiros pudessem refletir sobre sua atuação profissional frente aos desafios contemporâneos. Identificou-se interesse pelo aprendizado nas situações advindas do pós-enchente, como implementação de protocolos no combate à diarreia e leptospirose. Contribuiu para a atuação dos enfermeiros da APS em situação de desastres causados por enchentes ocorridas na região sul do estado do Espírito Santo em abril de 2024, local de atuação de enfermeiros do Qualifica-APS. Considerações finais: A estratégia educacional, dinâmica, reflexiva e holística, amplia o escopo de competência dos profissionais, como também os prepara para o enfrentamento de novos desafios, como as enchentes. É relevante uma discussão no território com outros atores como a defesa civil, visando minimizar agravos pós enchentes.