Educação em Saúde: Relato de experiência da educação como ferramenta na prevenção de doenças respiratórias.

  • Author
  • Anabel Fronza Schuster
  • Co-authors
  • Karla Alves Pereira da Silva , Iurri Piovesan da Veiga , Vanessa Fontana Ribeiro , Daniela Pilz
  • Abstract
  • Introdução: O presente relato de experiência utiliza-se do conhecimento para a conscientização da população a respeito de ações preventivas de higiene respiratória, visando sua aplicação em ações simples, que contribuem para a diminuição da propagação de doenças infectocontagiosas. A realização dessas ações é de extrema importância e deveriam ser empregadas por toda a comunidade, sendo pouco praticadas, o que contribui para surtos, endemias e/ou até epidemias de vírus, ou agentes patológicos. Nesse sentido, a educação sobre as maneiras de higienização e prevenção dessas doenças entra como principal aliada na redução dessas situações, principalmente quando são instruídas na infância e adolescência, período em que a curiosidade instiga o desenvolvimento cognitivo sobre diversos temas. Objetivo: Oferecer ações colaborativas de ensino para crianças e adolescentes nas escolas públicas municipais e estaduais, buscando o conhecimento e aplicabilidade de métodos de promoção da saúde e prevenção de doenças. Metodologia: Por meio da disciplina de Biossegurança, coordenada pela Prof.ª Dra. Daniela Pilz, na Universidade Federal de Santa Maria- Campus Palmeira das Missões, desenvolveram-se ações extensionistas pelo  projeto “A educação como ferramenta de transformação social”, nas escolas estaduais e municipais do município de Palmeira das Missões, no qual empregou-se conceitos teóricos mediante ações lúdicas para compreensão do tema abordado, instigando a curiosidade e o interesse do público-alvo. O projeto visou destacar métodos de prevenção e práticas de higiene respiratórias, como o ato de cobrir o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar, a higienização correta das mãos, além disso, ressaltou-se a importância do tratamento das doenças respiratórias, métodos importantes e essenciais para a preservação da saúde. Resultado: As atividades realizadas envolveram ativamente o público-alvo escolhido, uma vez que puderam promover a aplicabilidade dos métodos, na prática. Além disso, a conscientização sobre saúde respiratória e as atividades lúdicas utilizadas contribuíram para o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes, promovendo o interesse e o incentivo à adoção de bons hábitos precocemente. Considerações finais: A relevância das atividades realizadas pode ser observada no cotidiano do público-alvo atingido, bem como no impacto positivo do meio em que vivem. Além disso, é importante ressaltar que as ações propostas objetivaram o desenvolvimento sustentável, preconizando a saúde e o bem-estar da população. O público-alvo foi escolhido pelos acadêmicos envolvidos precisamente para haver uma repercussão adequada e progresso do raciocínio acerca do assunto pelas novas gerações, para assim, se tornar um conhecimento repassado e priorizado na sociedade de maneira hereditária.

  • Keywords
  • Educação em saúde, Higiene respiratória, Promoção da saúde, Prevenção de doenças, Conscientização.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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