Experienciando a implantação de um novo componente curricular: Unidade de Aprendizagem Integrada - Enfermagem na Atenção primária 1

  • Author
  • Janaína Ferro Pereira
  • Co-authors
  • Danielly Santos dos Anjos Cardoso , Lenira Maria Wanderley Santos de Almeida , Matheus Henrique Barbosa de Carvalho , Ellem Caroline Alencar Fideles , Deivid Nicolas de Assis Silva , Eurides Vitória Viana do Nascimento
  • Abstract
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    Relato de experiencia de professores e alunos na implantação de componentes curriculares no novo currículo em 2023, do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal de Alagoas (EENF/UFAL), que tem como base a Integração de conteúdos e o fortalecimento da relação teoria-prática-trabalho em enfermagem e interprofissional, utilizando como referencial metodológico a problematização do ensino aprendizagem. O desenvolvimento desse componente curricular (CC) tem origem em várias outras disciplinas, sendo estas: epidemiologia, metodologia da pesquisa, psicologia, história e exercício de enfermagem. Tornando, de modo integrado, a configuração do atual componente de forma problematizadora e em um forte movimento relacionando teoria prática. É apontado aos alunos o desafio de mergulho em um processo educacional transformador da realidade, exigindo um movimento intenso de construção e reflexão. A nova organização curricular permitiu que a distribuição da carga horária semanal da aula fosse organizada de modo a favorecer a utilização da problematização, assim, o horário de aula do CC se dá em três tempos, são elas: problematização da realidade, teorização e aplicação à realidade (sistematização).  A forma que está organizada a distribuição dos conteúdos favorece o envolvimento ativo dos alunos, permitindo por meio da problematização, relacionar com as diferentes realidades, suas experiências e modos de produzir aprendizados e saúde nesses movimentos dialéticos, aplicando os seus conhecimentos na resolução de problemas reais vivenciados no contexto ao qual estão inseridos. Além disso, é possível observar a busca pelo desenvolvimento de atividades interprofissionais, por meio do diálogo sobre referenciais teóricos densos e estruturais para o entendimento do processo saúde-doença e das práticas dessas compreensões decorrentes, oportunizando trocas, diálogos compartilhados e relações interpessoais, interdisciplinares, interprofissionais na formação socialmente referenciada. Dessa forma, é possível observar de perto o impacto que o novo CC causa na compreensão do processo saúde-doença, tendo em vista que é permitido com essa abordagem a análise crítica por parte dos alunos, quanto as práticas de saúde, bem como o reconhecimento das suas implicações sociais e políticas ou a falta destas, assim, a todo instante os alunos são encorajados a questionar pressupostos já presentes no contexto ao qual vivem, deixando ao seu dever discernir se o que está sendo feito é de fato efetivo/suficiente ou não, fazendo com que os mesmos busquem alternativas e soluções criativas e inovadoras a partir de tais reflexões críticas.

     

  • Keywords
  • Educação, saúde, enfermagem, ensino, curriculo integrado, problematização
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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