O CONHECIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS DE PROFESSORES NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Author
  • Ana Caroline Mota Veloso
  • Co-authors
  • Kleberth Santos de Jesus , Simone da Silva Oliveira
  • Abstract
  •  

    Os riscos de acidentes no ambiente escolar são frequentes, os quais podem ocorrer a qualquer momento. Em uma situação de emergência, a falta de conhecimento dos professores que atuam no ambiente de educação privada e pública pode implicar na não reversão do problema em casos de acidentes. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o conhecimento em Primeiros Socorros dos professores do Ensino da Educação Infantil e Fundamental I. E tem como objetivos específicos identificar as principais emergências vivenciadas no ambiente escolar por professores das instituições de ensino da Educação Infantil e Fundamental I e descrever as técnicas de primeiros socorros reconhecidas por professores do ensino da Educação Infantil e Fundamental I no ambiente escolar.  Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva de abordagem qualitativa que será desenvolvida em Escolas de Ensino de Educação Infantil e Fundamental I, localizada em um Município do interior da Bahia, situada aproximadamente a 123km da capital Salvador. Contará com a participação de 14 professores das Instituições do ensino de Educação Infantil e Fundamental I. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa através da Plataforma Brasil e aprovado sob o número do protocolo: 78670724.6.0000.03.23, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) que contêm informações essenciais aos participantes. Os dados serão coletados a partir da técnica de entrevista semiestruturada, a qual será através da técnica de autorelato com aplicação de vinhetas que serão coletados dos participantes os seus conhecimentos sobre primeiros socorros no ambiente escolar, orientado pela questão de pesquisa: Quais os conhecimentos em Primeiros Socorros dos professores no Ensino de Educação Infantil e Fundamental I? E analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. As vinhetas irão discorrer simulações de eventos reais em situações de emergências nas Escolas, como por exemplo: “Maria é uma criança de 3 anos , ela esta lanchando uva com os coleguinhas na hora do recreio, e de repente, ela coloca aos mãos no pescoço, sem conseguir respirar....O que você faria?”, “João é uma criança de 7 anos , ele está lanchando acerola com os coleguinhas na hora do recreio, e de repente, ela coloca aos mãos no pescoço, sem conseguir respirar, porém João se torna uma vítima desacordada...O que você faria nessa situação?”. Percebeu-se a precariedade de conhecimento das Técnicas de Primeiros Socorros por parte dos professores mesmo após a criação da Lei Lucas. Espera-se, com esta pesquisa favorecer discussões para a execução da Lei Lucas em Instituições Públicas e Privadas Escolares do Município, a fim de promover a garantia do direito à saúde de crianças que cursam o Ensino de Educação Infantil.

     

  • Keywords
  • Primeiros Socorros, Pré-Escola, Educação em saúde, Professores
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back