TÍTULO
A MULTIPLICAÇÃO DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA À COMPREENSÃO E QUALIFICAÇÃO DE AÇÕES EM PROCESSOS DE CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
APRESENTAÇÃO
A Comissão de Educação Permanente para o controle Social - ComEP-CS do Conselho Estadual de Saúde -CES-RJ, assume a responsabilidade de planejar, compor e executar o projeto de trabalho ético-político-pedagógico comprometido com os princípios do SUS. Considerando ofertas de qualificação em parceria com a FIOCRUZ e Conselho Nacional de Saúde, CNS-CEAP, que desenvolveram curso (um) e oficinas (sete) de formação de multiplicadoras/es conselheiras/os e representantes de movimentos sociais em defesa do SUS, percebeu-se a necessidade de compor um coletivo e motivar a atuação regional e municipal, assim, surge a ComEP-CS de forma Ampliada.
A ComEP-CS AMPALIADA se compõe de representantes regionais do CES-RJ, conselheiras/os municipais e representantes de entidades de defesa do SUS nos territórios, com o propósito de promover ações de multiplicação de Espaços de Educação Permanente - EEP, como estratégia de compreender e qualificar ações de trabalho em processos de Controle Social em Saúde, no Estado do Rio de Janeiro.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente a ComEP-CS Ampliada, conta com cerca de 200 integrantes. Esse coletivo vem se constituindo em um espaço democrático de diálogo e se tornando uma estratégia importante para fortalecimento do controle social em saúde no Estado do RJ. Entendendo que esse coletivo de multiplicadoras/es da ComEP-CS Ampliada, podem formar subgrupos por região. Desde então, surgem quatro atividades de base:
a) compor Espaços de Educação Permanente - EEP Regionais – os multiplicadores de diferentes municípios se reúnem por região, assim, organizam encontros sistemáticos de periodicidade mensal, para conversar sobre suas atividades de multiplicação, propondo como dinâmica de trabalho a troca de saberes e fazeres pertinentes ao EEP, como estratégia de promover a compreensão e qualificação de ações de trabalho em processos de controle social em saúde, nos municípios, na região e no Estado do RJ;
b) organizar espaços de formação em conformidade as pautas/problemas discutidos e compreendidos nos EEP;
c) fortalecer as ações das COMEPs nos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) ou promover a criação de COMEP nos CMS, que não a possuem;
d) incentivar, trocar experiências, debater ideias e apoiar a criação de Conselhos Locais de Saúde – CLSaúde.
RESULTADOS
A ação em construção tem como resultados esperados potencializar a estratégia de problematização dos temas de controle social em saúde, junto ao coletivo de agentes multiplicadoras/es, promover a realização de EEP Regionais, a organização de atividades de formação, o fortalecimento dos COMEPs vinculados aos CMS e incentivar e apoiar a criação de CLSaúde nos municípios.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Essa ação da ComEP-CS Ampliada, segue em construção permanente. Fruto da oportunidade do curso de qualificação de conselheiras/os da FIOCRUZ e das oficinas do Participa + CNS-CEAP, estão reverberando ações multiplicadoras do conhecimento em todo o estado, pautando ações de educação permanente para o controle social em saúde, a efetivação do EEP Regionais, as necessidades de formação, a criação e/ou fortalecimento das COMEPs no CMS, o incentivo e apoio na composição de CLSaúde.